Gaudium news > Turim acolhe mostra internacional sobre São João Paulo II, “um homem vindo de longe”

Turim acolhe mostra internacional sobre São João Paulo II, “um homem vindo de longe”

Turim – Itália (Quarta-feira, 03-06-2015, Gaudium Press) São João Paulo II, o Papa da juventude, também se somará às celebrações de outro santo dos jovens: o Bicentenário do nascimento de Dom Bosco, assim como a ostentação extraordinária do Santo Sudário que ocorre desde o mês de abril em Turim. Isto é graças a que a cidade italiana acolhe desde o dia 27 de maio a mostra internacional “De Lolek a São João Paulo II, a grande história de um homem ‘vindo de muito longe'”.

Turim acolhe mostra internacional sobre São João Paulo II, _um homem vindo de longe_ 1.jpg

A exposição percorre a vida de Karol Wojtyla desde o seu nascimento até sua canonização através de fotografias e vídeos, além de objetos utilizados por ele. A ideia da mostra, que terá carácter itinerante e visitará várias cidades e países, sendo Turim seu primeiro destino, nasceu do livro “Imortal. De Lolek a São João Paulo, a grande história de um homem vindo de muito longe”, editado pelo jornalista e escritor Antonio Preziosi, diretor da Rádio 1 e do diário Rádio Rai, além de consultor do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais. Esta obra conta ainda com o prefácio do Cardeal Stanislaw Dziwisz, Arcebispo de Cracóvia, que por muitos anos foi o secretário pessoal do Papa João Paulo II.

O percurso, que consta de sete seções, segue a história do Santo polonês narrando os acontecimentos em primeira pessoa através de 60 imagens em grande dimensões, de iconografias, vídeos originais, documentos radiofônicos, assim como documentos inéditos e objetos que mostram “um homem extraordinário, hoje santo, que mudou o mundo”, como destacam a partir do site web da exposição. Entre os objetos que ali se podem apreciar, encontra-se uma das batinas do Pontífice, uma mochila e uma bicicleta utilizada pelo Santo.

Turim acolhe mostra internacional sobre São João Paulo II, _um homem vindo de longe_ 2.jpg

A infância na Polônia, a II Guerra Mundial e o mundo dividido em blocos, o serviço eclesiástico, “Se me equivoco me corrigem”: a eleição do primeiro Papa não italiano, a relação com a juventude, o atentado, as grandes viagens, o jubileu, a vida entre força física e fé, a mobilização do mundo em sua recordação, beatificação e santificação; são os momentos mais destacados do santo que se narram nesta exposição.

A mostra foi inaugurada na sede do Arquivo do Estado de Turim, situada na Piazza Castello, pelo Arcebispo de Turim, Dom Cesare Nosiglia; o prefeito da cidade, Fassino, e o autor do livro do qual se inspira a exposição.

Para Dom Nosiglia, que foi por 13 anos Bispo Auxiliar de Roma e teve uma relação muito estreita com o Sumo Pontífice, “três são os aspectos que mais recorda, e que me alegrou este livro e mostra trazem de novo à memória: a atenção contínua com a qual João Paulo II se aproximou da gente, seu compromisso pela unidade, a comunhão e a paz, e o amor aos jovens”.

Turim acolhe mostra internacional sobre São João Paulo II, _um homem vindo de longe_ 3.jpg

Esta exibição -que fará parte dos itinerários de Fé que este ano ocorrem em Turim com a celebração do Bicentenário de Dom Bosco e a exposição do Santo Sudário- conta com a especial colaboração do fundo da Casa Museu de Wadowice, do Museu Karol Wojtyla de Cracóvia, do jornal L’Osservatore Romano e da Fundação Alinari que patrocinaram as fotografias do Santo pôlones. Ela poderá ser apreciada até o dia 02 de agosto no Arquivo do Estado de Turim, de quarta-feira à segunda-feira a partir das 10h até as 19h. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas