Gaudium news > Advogada e missionária, enamorada de Jesus Hostia: falece a primeira superiora general das madres de Teresa de Calcula

Advogada e missionária, enamorada de Jesus Hostia: falece a primeira superiora general das madres de Teresa de Calcula

Roma – Itália (Terça-feira, 23-06-2015, Gaudium Press) As notícias de Mumbai (AsiaNews) nos informam que faleceu a primeira Superiora Geral das Missionárias da Caridade, ordem fundada pela madre Teresa de Calcula: irmã Nirmala Joshi.

Advogada e missionária falece a primeira superiora general das madres de Teresa de Calcula.jpg

A história da irmã Nirmala é digna de ser lembrada em alguns rasgos. Nascida em família de religião hinduísta, ela fora educada em escolas católicas, pois são estes os centros mais seguros de ensino em muitos países da maioria pagã. Seu pai, originário do Nepal, era oficial do exército, e ela formou-se em ciências políticas e trabalhou como advogada por diversos anos. Porém conheceu uma pessoa que mudou sua vida: Madre Teresa de Calcutá. Foi como o encontro do “moço rico”, só que neste caso a “moça rica” diz “sim”, e deixou tudo para seguir a Jesus pobre, casto e obediente. Graças ao apostolado pessoal da M. Teresa, Nirmala (de casta braamanica) tornou-se católica.

Já professa na Ordem da M. Teresa, foi enviada como missionária ao Panamá, mas sentindo a necessidade de uma maior vida de oração pediu, e obteve, da fundadora, abrir um ramo de casas não de apostolado, mas de meditação e contemplação. Surge o ramo das contemplativas.

Porém, à morte da fundadora, M. Teresa, as irmãs reconhecem na intensa vida interior da irmã Nirmala o estofo necessário para dirigir toda a Congregação. E é eleita Superiora Geral, em 1977, tanto das “contemplativas” como das “ativas”. Cargo que manteve até 2009, quando motivos de saúde a levaram a renunciar.

Após um longo calvário de problemas cardíacos, renais e outros, os médicos aconselharam um período prolongado em quarto especial em hospital, mas tendo escolhido ela, por divina vocação, a vida religiosa, preferiu afrontar as dificuldade de saúde com suas irmãs de hábito. Faleceu na casa religiosa.

Mais do que falar de si, ela gostava de falar de sua fundadora. Concedeu, durante sua vida, algumas entrevistas a jornalistas, sempre pervadidas de citações de M. Teresa: “A Eucaristia é o que torna entusiasmante nossa vida”, “A Madre encorajava crianças e adultos a ir à missa de domingo nas próprias paróquias, nas quais convidava a fazer adoração eucarística”, “em cada uma de nossas casas temos sempre capela, à qual qualquer um pode livremente ir para rezar a Jesus eucarístico”, “a sacralidade está vinculada a nossa natureza humana: fomos criados por Deus, para nos tornarmos santos como Ele é Santo, destinados a uma vida eterna cheia de amor, paz, luz, alegria!”

Por José Manuel Jiménez para a Gaudium Press

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas