Gaudium news > Jovens brasileiros participam de ações de incentivo para a JMJ na Polônia

Jovens brasileiros participam de ações de incentivo para a JMJ na Polônia

São Paulo (Sexta-feira, 26-06-2015, Gaudium Press) Em vista das celebrações pelo primeiro ano de realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, o Portal Católico vem realizando recentemente o “Desafio JMJ Kraków 2016”, que consiste em um incentivo e preparação dos jovens brasileiros para o próximo evento da juventude, que ocorrerá em 2016 em Cracóvia, na Polônia.

Jovens brasileiros participam de ações de incentivo para a JMJ na Polônia.jpg

A proposta do desafio é de resgatar e fomentar o protagonismo jovem perante a Igreja, a família e a sociedade, incentivando os participantes com a realização de competições amistosas entre as comunidades católicas de jovens de todo o país.

Nisso, as comunidades devem, ao longo desse tempo que antecede a JMJ na Polônia, desempenhar tarefas mensais, uma vez que cada uma valerá uma pontuação específica. A disputa será desenvolvida em aplicativos e sites com esta finalidade.

As competições entre comunidades estendem-se até 12 de outubro, data em que acontece as premiações das equipes participantes. Os milhares de grupos participantes concorrem a 40 pacotes completos de viagem para a Jornada Mundial da Juventude de 2016.

Por exemplo, o “Grupo Intercessores de Assis”, representante da Paróquia São José, da Diocese de Santo Amaro, em São Paulo, iniciou no “Desafio JMJ Kraków 2016”, em agosto de 2014. Desde então, cada membro da comunidade vem desempenhando uma nova tarefa a fim de estimular os demais integrantes, bem como manter o espírito missionário vivido na JMJ no Rio de Janeiro.

Ainda motivados pelo dia Mundial da Juventude, os jovens do grupo promoveram uma das tarefas que tinha como temática “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”, tema do 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais, sobre a relação entre comunicação e família.

O Diretório da comunicação social, Documento 99 da CNBB, foi assunto para debates entre os membros da comunidade. Além disso, o “Grupo Intercessores de Assis” fez uma representação teatral com o intuito de mostrar a realidade da comunicação da Igreja em meio aos avanços tecnológicos.

Agora, os jovens do grupo estão desenvolvendo um plano de ação contendo melhorias em prol da comunicação familiar e da sociedade, que deverá ser entregue nas mãos do bispo diocesano Dom Fernando Figueiredo para avaliação. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas