Gaudium news > Santo Padre festeja com romanos os Santos Pedro e Paulo, Patronos de Roma

Santo Padre festeja com romanos os Santos Pedro e Paulo, Patronos de Roma

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 30/06/2015, Gaudium Press) – No dia da Solenidade dos Santos Apóstolos São Pedro e São Paulo, (29/06), milhares de fiéis e peregrinos rezaram a oração mariana do Angelus com o Papa Francisco, na Praça São Pedro.

O Santo Padre lembrou aos presentes que “A nossa oração hoje é sobretudo para a cidade de Roma, para o seu bem-estar espiritual e material: Que a graça divina sustente todo o povo romano para que viva plenamente a fé cristã, testemunhada com o ardor intrépido dos Santos Pedro e Paulo”. São Pedro e São Paulo são também Patronos da Cidade Eterna.

Ao dirigir-se aos presentes, o pontífice lembrou que o dia 29 de junho é vivido com particular alegria pela Igreja de Roma, “porque em seu testemunho, sigilado com o sangue, ela se fundamenta”.

“Roma tem um afeto especial e reconhecimento por estes homens de Deus que vieram de uma terra distante para anunciar o Evangelho de Cristo ao qual se dedicaram totalmente. A herança gloriosa desses dois Apóstolos é motivo de orgulho espiritual para Roma e ao mesmo tempo é um chamado a viver as virtudes cristãs, de maneira particular a fé e a caridade: a fé em Jesus como Messias e Filho de Deus, que Pedro professou por primeiro e Paulo anunciou aos gentios, e a caridade que esta Igreja é chamada a servir com horizonte universal. “

Nossa Senhora

Em suas palavras o Papa lembrou a figura de Maria, imagem viva da Igreja que é esposa de Cristo e que os dois Apóstolos fecundaram com o seu sangue: “Pedro conheceu pessoalmente a Mãe de Deus e na conversa com ela, especialmente nos dias que precederam o Pentecostes, ele aprofundou o conhecimento do mistério de Cristo. Paulo, ao anunciar o cumprimento do desígnio salvífico na plenitude dos tempos, recordou a mulher da qual o Filho de Deus nasceu. ”

“Na evangelização feita pelos dois Apóstolos aqui em Roma estão também as raízes da devoção profunda e secular dos romanos para com a Virgem, invocada especialmente como Salus Populi Romani. Maria, Pedro e Paulo são os nossos companheiros de viagem na busca de Deus. São os nossos guias no caminho da fé e santidade.

Invoquemos a sua ajuda para que o nosso coração possa sempre estar aberto às sugestões do Espírito Santo e ao encontro com os irmãos”, sublinhou o Papa em sua reflexão. (JSG)

Da Redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas