Gaudium news > Arcebispo de Curitiba recebe pálio das mãos do Papa

Arcebispo de Curitiba recebe pálio das mãos do Papa

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 30-06-2015, Gaudium Press) A Basílica Vaticana acolheu neste final de semana a celebração da entrega do pálio a 46 arcebispos. Durante a tradicional missa, por ocasião da solenidade de São Pedro e São Paulo, o Papa Francisco entregou o símbolo do serviço e da promoção da comunhão com a Sé Apostólica aos religiosos, em especial, a um brasileiro: Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba.

Dom José Antônio Peruzzo recebe o pálio durante celebração na Basílica Vaticana Foto Arquidiocese de Curitiba.jpg

Em entrevista concedida a Rádio Vaticano, Dom Peruzzo afirmou que regressa a Curitiba levando na memória a primeira frase do Pontífice ao se dirigir aos novos arcebispos: “recebam o pálio como se tivessem uma ovelha sobre seus ombros”.

“É um tema muito caro a ele: pastoreio, ovelhas, serviço, gratuidade. Eu vim para Roma para receber o pálio mais com as atenções voltadas para uma tradição que já tem uma longa história na Igreja e seria um momento solene, sem dúvida. Mas este tema, o do pálio associado às afeições do pastor por suas ovelhas, se ele fora outrora assim apresentado, eu não estou recordado. Mas volto consciente de que, de agora em diante, aquilo que me incumbia vai ter traços não apenas de administração de uma organização, e sim de pastoreio de um povo”, comentou.

O Arcebispo de Curitiba lembra ainda que “é bem importante ter presente isso senão poderíamos nos fixar nas cúrias, administrando tudo aquilo que a organização demanda. E será preciso ter bem claro que, à toda forma administrativa na Igreja, se antepõe a evangelizadora e pastoral”.

“Levo comigo essa recomendação singela do Papa. E, depois, ao final, quando ele disse: ‘ensinem a crer, crendo. Ensinem a orar, orando, e testemunhem vivendo’. Parece simples e óbvio este raciocínio, mas esta simplicidade empenha a inteireza da vida. São essas tipicidades de Francisco. Ouvi-lo é uma simpatia. Encontrar-se com ele, nunca se esquece, mas levar a sério sua palavra empenha inteireza da nossa própria existência. É assim o Papa Francisco”, concluiu.

Mudanças na entrega do pálio

A partir de agora, o rito tradicional do pálio passa ter uma mudança neste ano. A pedido do Santo Padre, o mestre das celebrações pontifícias, Monsenhor Guido Marini, informou que a faixa de lã branca será apenas entregue pelo próprio Papa, ao invés de colocada, sendo a imposição do Pálio realizada pelas mãos dos núncios apostólicos locais, em suas respectivas dioceses.

De acordo com o Monsenhor Marini, a intenção será colocada em prática a fim de dar maior evidência à relação dos bispos metropolitanos com suas Igrejas locais, possibilitando dessa forma que mais fiéis estejam presentes neste rito tão significativo.

“Os bispos das dioceses sufragâneas, deste modo, poderão participar do momento da imposição. Neste sentido, mantém-se todo o significado da celebração de 29 de junho, que sublinha a relação de comunhão e também de comunhão hierárquica entre o papa e os novos arcebispos; ao mesmo tempo, a isto se acrescenta, com um gesto significativo, esta ligação com a Igreja local”, explicou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Curitiba e Rádio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas