Gaudium news > Igreja nas Filipinas prepara a festa do Santo Menino de Tacloban

Igreja nas Filipinas prepara a festa do Santo Menino de Tacloban

Tacloban – Filipinas (Quarta-feira, 01-07-2015, Gaudium Press) Anualmente os fiéis católicos de Tacloban, Filipinas, se congregam para celebrar ao seu Padroeiro, o Senhor Santo Menino, em sua festa de 30 de junho. Antes da chegada desta celebração, as comunidades do templo de São Miguel Arcanjo em Buscada e da Igreja do Santo Menino de Tacloban revivem a tradição do “Balyuan”, a troca das imagens dos templos no qual participam sobretudo as crianças das escolas primárias.

Igreja nas Filipinas prepara a festa do Santo Menino de Tacloban.jpg

A tradição busca recordar a história das duas imagens destes templos, segundo o relato que passou de geração em geração. Para a época da narração, Tacloban era um bairro próspero chamado Kankabatok, onde se venerava uma pequena imagem do Santo Menino, não muito destacada por sua beleza artística. Em seu lugar, Buscada era um bairro antigo que recebeu em doação uma imagem do Santo Menino de maior tamanho, melhor talhada e recém-elaborada. Se diz que o empresário que a presenteou obteve uma notável prosperidade depois de sua oferta.

Como Kankabatok tinha uma comunidade maior e se encontrava em ascensão, o pároco de Basey aonde pertenciam os templos, julgou conveniente fazer uma troca das imagens, transladando a imagem de Buscada à Tacloban. No presente, a comemoração anual revive este momento e intercambia as imagens, gesto que tem um significado mais profundo que a simples representação da história.

“Os ritos de Balyuan nos recordam a vinda de Jesus”, afirmou o Padre Ronel Taboso, Pároco do Santo menino de Tacloban, durante a homilia da festa, segundo informou CBCP News. “Nossa vida é uma vida de serviço centrada no amor de Deus. É Deus que enche nossos corações e nós nos fazemos disponíveis para Ele”.

A festa do Santo Menino de Tacloban, celebrada no dia 30 de junho, tem como centro duas Missas Solenes pela tarde e na Vigília de oração. Além desta celebração, o povoado se uniu em uma caravana motorizada com as duas imagens do Santo Menino pelas ruas da cidade para marcar o início da novena, para a qual se designaram datas para cada setor da sociedade local. Segundo CBCP News, os ritos de Balyuan como parte da preparação da festa patronal se iniciaram na metade do século XVIII. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas