Gaudium news > Santidade através da arte é tema de encontro na Espanha

Santidade através da arte é tema de encontro na Espanha

Ávila – Espanha (Quarta-feira, 01-07-2015, Gaudium Press) O Seminário Diocesano de Ávila, Espanha, promoveu as Jornadas de Patrimônio Cultural da Conferência Episcopal Espanhola, levadas a cabo entre os dias 22 a 25 de junho de 2015. O tema central deste encontro, ao qual participaram os delegados de patrimônio das diferentes Dioceses do país, foi o da “pastoral da santidade através da arte”, o núcleo transcendente por trás dos trabalhos de conservação do patrimônio artístico e cultural da Igreja.

Igreja na Espanha refletiu sobre como levar a santidade através da arte.jpg

Segundo o Serviço de Informação Católica dos Bispos espanhóis, os assistentes refletiram em jornadas de trabalhos em grupo, discussões e palestras, “a forma de nos aproximarmos da Fé e do caminho de santidade ao qual todos estamos chamados como cristãos, por meio das múltiplas representações artísticas nas quais se encarnaram essas crenças durante séculos”.

Além do enfoque no patrimônio cultural da Igreja, se trataram outros temas como o uso da arte cinematográfica para a evangelização, o significado do culto às imagens na Fé Católica, a iconografia como instrumento de apostolado e a arquitetura sacra de Ávila, descrita como “a pedra a serviço do espírito”.

O lugar escolhido, a cidade de Ávila, está relacionado com a celebração do V Centenário do Nascimento de Santa Teresa, Mestra de Oração, ao qual se dedicou a aula inaugural das Jornadas: Teresa de Jesus e a imagem: a Santa do Barroco. Os participantes também visitaram os Mosteiros da Encarnação e de Santa Teresa de Jesus, onde se celebraram Missas, da mesma forma que o templo das Madres Carmelitas em Alba de Tormes.

A importância do Patrimônio cultural católico na Espanha é especialmente notável: 22 dos 44 monumentos da Espanha catalogados como Patrimônio da Humanidade tem identidade católica, da mesma forma que 3.168 bens de interesse cultural, 616 santuários e 181 festas religiosas declaradas como de interesse turístico nacional, internacional ou de Patrimônio Cultural Imaterial. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas