Gaudium news > Santuário Santa Paulina promove festa em honra de sua Padroeira

Santuário Santa Paulina promove festa em honra de sua Padroeira

Nova Trento – Santa Catarina (Quarta-Feira, 01/07/2015, Gaudium Press) No segundo domingo do mês, dia 12 de julho, o Santuário Santa Paulina, localizado em Nova Trento, no Estado de Santa Catarina, realizará a grande festa litúrgica em louvor a sua padroeira e primeira santa do Brasil. O evento terá como tema “Santa Paulina: Amor – Serviço” e como lema “Confiai! É Nosso Senhor que faz tudo”.

A programação da festa terá início com a novena à Santa Paulina, realizada durante nove dias, na comunidade de Vígolo, em Nova Trento. No dia 9, encerram-se os encontros da novena. No Santuário, as celebrações das 11h e 15h recordarão a entrada de Santa Paulina na casa do Pai. Também do dia 9 ao dia 11 de julho, durante as celebrações das 11h e 15h no Santuário, será realizado o tríduo em preparação à festa, com orações e temas específicos para cada dia.

No dia da festa, dia 12 de julho, a programação iniciará às 5h30, com alvorada festiva, com queima de fogos de artifício. Na sequencia, às 6h, haverá a primeira celebração do dia com transmissão ao vivo, pela rede Aparecida de Comunicação. Mais tarde, às 8h30, uma procissão de fiéis com a imagem de Santa Paulina, saindo da frente do Casebre (ao lado da Capela Nossa Senhora de Lourdes) e seguindo até o Santuário, para a principal Missa do dia, celebrada às 09h45, e transmitida ao vivo, pela Rede Século 21.

De acordo com os organizadores do evento, com o intuito de atender ao grande número de devotos e peregrinos que passarão pelo Santuário no domingo, está programada uma Celebração Eucarística em novo horário, ao meio dia. Também serão realizadas Missas às 14h e 16h.

Tradicionalmente realizada no segundo domingo do mês, a festa litúrgica deste ano relembrará os 73 anos de falecimento de Santa Paulina.

História do Santuário

A partir do dia 18 de outubro de 1991, após a beatificação de Madre Paulina, pelo Papa João Paulo II, por ocasião da sua segunda visita ao Brasil, peregrinos de todo o país começaram a visitar o bairro de Vígolo em Nova Trento, terra onde Santa Paulina começou a obra da Imaculada. Com o fluxo cada dia maior de pessoas, a infraestrutura tornou-se uma exigência básica.

Reunidas em Capítulo no ano 2002, em (assembleia geral), as Irmãzinhas da Congregação da Imaculada Conceição decidiram construir o Santuário. “Essas coisas a gente não controla, não planeja. O povo veio e foi nos levando a pensar o Santuário”, dizia Irmã Ilze Mees (in memorian), de saudosa memória, que administrou no dia-a-dia, a construção do Santuário.

Em outubro de 2003 teve início as obras de terraplenagem. O Santuário foi construído em 926 dias, sem nenhum acidente, sendo dedicado à Santa Paulina, no dia 22 de janeiro de 2006. O templo recebe cada vez mais devotos, atraídos pelo carisma e pela bondade da primeira Santa do Brasil. A construção deste novo espaço proporcionou um melhor acolhimento para os milhares de turistas e peregrinos que visitam o local diariamente.

O Santuário Santa Paulina é um parque ecológico, onde o visitante pode passear, orar, contemplar a natureza através do verde da paisagem, bem como pela beleza das flores, cachoeiras, animais, pássaros e belas trilhas.

Sobre Santa Paulina

Nascida no dia 16 de dezembro de 1865, em Vígolo Vattaro, no Norte da Itália recebeu o nome de Amábile Lúcia Visintainer. Imigrante italiana radicada no Brasil desde os nove anos de idade, Santa Paulina adotou o Brasil como sua pátria e os brasileiros como irmãos. No ano de 1875, estabelecendo-se na localidade de Vígolo, em Nova Trento (Santa Catarina). Desde pequena ajudava na Paróquia de Nova Trento, especificamente na Capela de Vígolo, como paroquiana engajada na vida pastoral e social.

No dia 12 de julho de 1890 com sua amiga, Virginia Rosa Nicolodi, deu início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, cuidando de Angela Viviani, em fase terminal de câncer, num casebre doado por Beniamino Gallotti. Após a morte da enferma, em 1891, juntou-se a ela mais uma entusiasta de ideal: Teresa Anna Maule. Em 1894 o trio fundacional da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição transferiu-se para a cidade de Nova Trento.

Em 1918, Santa Paulina é chamada a viver na sede Geral da Congregação, onde testemunha uma vida de santidade e ajuda na elaboração da História da Congregação Rejubila-se com o Decreto de Louvor dado pelo Papa Pio XI, em 1933, à Congregação. Santa Paulina morreu aos 77 anos, na Casa Geral em São Paulo, dia 9 de julho de 1942, com fama de santidade; pois viveu em grau heróico as virtudes da Fé, Esperança e Caridade e demais virtudes.

No dia 19 de maio de 2002, Madre Paulina é canonizada na Praça de São Pedro, e passa a ser chamada de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas