Gaudium news > Bispo diocesano completa 14 anos de caminhada episcopal

Bispo diocesano completa 14 anos de caminhada episcopal

Crato – Ceará (Quarta-feira, 01-07-2015, Gaudium Press) A Diocese de Crato, no Ceará, festejou com seus fiéis os 14 anos de dedicação episcopal de seu bispo, Dom Fernando Panico, na Paróquia de São Pedro, em Caririraçu.Dom-Fernando-Panico.jpg

No mesmo dia em que a Igreja celebra o martírio de São Pedro e São Paulo, a solenidade em homenagem a Dom Panico foi marcada por momentos alegre e de oração. O pároco da Paróquia de São Pedro, Padre José Claúdio da Silva, lembrou o exemplo de pastoreio que Dom Fernando fornece aos sacerdotes e fiéis diocesanos.

“Dom Fernando é um grande exemplo de pastor. Sempre está atento as necessidades do povo. Como nosso pai, cuida bem de cada um de nós sacerdotes, guiando todo o povo de Deus para o caminho da salvação”, disse.

Em seguida, Dom Fernando comentou seus anos à frente da Paróquia de São Pedro, bem como a alegria de estar presente na Diocese de Crato e da felicidade no compromisso missionário assumido com toda a igreja.

Com lema episcopal “Sursum Corda” (que significa Corações ao Alto), Dom Fernando Panico assumiu sua missão pastoral na Diocese de Crato em 29 de junho de 2001.

Dom Fernando Panico

Naturalizado brasileiro, o Missionário do Sagrado Coração de Jesus nasceu no dia 1º de janeiro de 1946, em Tricase, no sul da Itália. Logo, iniciou seus estudos em Roma, onde acabou sendo ordenado sacerdote no dia 31 de outubro de 1971.

Ao chegar no Brasil em 1974, como missionário no Estado do Maranhão, onde permaneceu até 1933, quando foi nomeado Bispo de Oeiras-Floriano, no Piauí, pelo então Papa João Paulo II.
Em 2001, o religioso tinha sido transferido para a Diocese de Crato, se tornando assim o quinto bispo diocesano e tendo assumido sua missão pastoral.

Desde quando desembarcou na cidade cearense, Dom Panico esteve presente em diversos momentos marcantes para a Diocese cearense, como as 13 paróquias que criou e a ordenação de 49 sacerdotes.

Além disso, organizou o Curso Superior de Teologia no Seminário São José, trazendo para dirigir este educandário a Companhia dos Padres de São Sulpício (Sulpicianos), que administram por mais de 10 anos o Seminário de Crato.

Dom Panico também teve a oportunidade entregar à Ordem dos Camilianos a administração do Hospital São Francisco de Assis de Crato, fora que auxiliou na construção da Cúria Diocesana e a nova residência Episcopal, no bairro Granjeiro.

O bispo de Crato ainda criou três Santuários Diocesanos, sendo o primeiro o da Igreja-Matriz de Nossa Senhora das Dores de Juazeiro do Norte, Santuário Eucarístico que funciona na igreja de São Vicente Ferrer em Crato e o Santuário da Divina Misericórdia, na Igreja-Matriz de Santo Antônio, na cidade de Barro. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas