Gaudium news > Diocese de Caratinga, em Minas Gerais, comemora 100 anos de criação

Diocese de Caratinga, em Minas Gerais, comemora 100 anos de criação

Caratinga – Minas Gerais (Quarta-feira, 01-07-2015, Gaudium Press) Milhares de fiéis participaram neste último domingo, 28, de uma celebração festiva pelo centenário da Diocese de Caratinga, em Minas Gerais. Ao todo, mais de 7 mil fiéis das 52 paróquias diocesanas tiveram a oportunidade de acompanhar o encerramento das atividades pelos 100 anos da igreja mineira.

Neste ano, a festa diocesana teve como temática “Discípulos missionários, somos todos luz do mundo” e lema “Lâmpada que arde e ilumina”.

Durante a abertura da celebração, a imagem de São João Batista, padroeiro da diocese, foi levada ao altar pelos três padres considerados mais idosos da região: Demerval Botelho, Humberto Boreli e Monsenhor Raul Motta. Logo depois, a imagem foi acolhida pelo bispo Dom Emanuel Messias.

Nesta ocasião, Dom Messias presidiu a celebração eucarística, que teve como concelebrantes os arcebispos Dom Geraldo Lyrio Rocha, de Mariana; e Dom Paulo Mendes Peixoto, de Uberaba, ambos de dioceses situadas no Estado de Minas Gerais.

Em sua homilia, o bispo de Caratinga ressaltou a imagem de São João Batista, dizendo que “João significa Deus é misericordioso e essa é a grande notícia que o precursor do messias veio trazer”.

“Estamos celebrando a natividade de São João Batista, lâmpada que arde e ilumina, este é o lema de nosso centenário. Deus em sua infinita misericórdia faz maravilhas no meio de nós. Assim como a Mãe de Jesus já tinha cantado as maravilhas de Deus, também nós queremos cantar as maravilhas de Deus no meio do povo. Discípulos missionários, somos todos luz do mundo. Queremos continuar sendo luz do mundo, para iluminar a vida de nossos irmãos e irmãs”, disse.

Segundo Dom Messias, a comemoração da diocese pelo seu centenário de criação é como um momento de colheita dos frutos dos anos anteriores. Além disso, destacou a atenção do bispado para com os mais necessitados e enfermos:

“Podemos afirmar em sã consciência que a Igreja nestes cem anos cuidou do seu povo carente, doente, educando-o, como uma mãe cuida de seus filhos. Que o nome de Deus seja louvado em cada um de nós que se dedica a viver o discipulado missionário, ajudando a construir a história de nossa diocese”. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas