Gaudium news > 12 de julho: Conselho Pontifício celebra o “Domingo do Mar”

12 de julho: Conselho Pontifício celebra o “Domingo do Mar”

Cidade do Vaticano – (Quinta-feira, 02/07/2015, Gaudium Press) – Cerca de 1,2 milhões de marinheiros trabalham na indústria marítima. Apesar disso, sua profissão é praticamente desconhecida. Também são pouco conhecidas as dificuldades e perigos que enfrentam.

Para chamar atenção sobre essa situação, no dia 12 de julho será celebrado o “Domingo do Mar”.

Numa mensagem publicada para esta ocasião, o Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e pessoas itinerantes deseja uma melhora concreta nas condições de trabalho a bordo de navios.

As equipes de trabalhos nos navios são quase sempre “invisíveis”.

Eles passam longos meses num espaço restrito, longe de suas famílias, com normas restritivas e injustas que podem impedir até a descida em terra. E além disso convivendo com ameaça constante da pirataria existente em numerosas rotas marítimas que complicam a navegação.

A mensagem da Santa Sé presta homenagem neste ano ao pessoal embarcado dos navios mercantes das rotas do Mar Mediterrâneo que no momento estão envolvidos diariamente com milhares de imigrantes que chegam à costa italiana.

Esta é uma experiência traumática para os marinheiros, sublinha a mensagem.

O Conselho Pontifício lança uma mensagem aos governos europeus, aos países de onde se originam as migrações e às organizações internacionais para que colaborarem na procura de uma solução duradoura e definitiva para esta questão.

O documento pede mais recursos a serem utilizados não apenas para missões de busca e salvamento, mas também para prevenir o tráfico e a exploração de pessoas que fogem de condições de conflito e pobreza e que emigram.

O texto finalmente agradece a todos os capelães e voluntários do Apostolado do Mar, cuja presença nos portos é um sinal da Igreja entre os marinheiros a mostrar o rosto compassivo e misericordioso de Cristo. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas