Gaudium news > O dia em que o Brasil parou para acompanhar João Paulo II

O dia em que o Brasil parou para acompanhar João Paulo II

Redação (Quinta-feira, 02-07-2015, Gaudium Press) O dia 30 de junho é uma data para ser guardada a sete chaves na memória daqueles que tiveram a oportunidade de presenciar um dos marcos mais significativos da história da Igreja no Brasil. O ano era 1980, o país passava por um período de turbulências políticas. Apesar da crise econômica que afetava todos os setores, um dos fatores contribuintes daquele que seria o começo da “década perdida”, como assim ficou conhecido aquele tempo, nem tudo estava perdido.

Papa João Paulo II.jpg
Papa João Paulo II cercado por fiéis durante visita a Aparecida,
em julho de 1980 | Foto: reprodução

Os momentos de crise, a preocupação com a instabilidade financeira e os inúmeros protestos pelo fim da ditadura e a volta da democracia, ficaram em segundo plano durante 13 dias. Foi o tempo suficiente para a população esquecer os problemas sociais e deixar-se ser tomada pelo espírito contagiante de alegria e Fé com a chegada do então Papa João Paulo II – hoje, São João Paulo II, canonizado em 27 de abril de 2014, junto com o também Papa João XVIII.

Papa-João-Paulo-II.jpg
João Paulo II | Foto: reprodução

Já em solo brasileiro, Karol Józef Wojty?a, o “João de Deus”, como os fiéis do Brasil se referiam a ele, logo quando desceu do avião, em Brasília, realizou um dos atos que ficaram registrados na história de seu pontificado e que foi repetido inúmeras vezes em suas viagens apostólicas seguintes: o beijo no chão brasileiro, em plena terra guardada pela graça da Padroeira, Nossa Senhora Aparecida. A atitude foi considerada um passo para unir para sempre o coração do papa ao coração dos brasileiros.

Sem dúvida, a chegada de João Paulo II pela primeira vez em terras brasileiras – e a primeira vez de um papa a aterrissar no país – aliviou as tensões da população, além de transmitir um novo ânimo para poder seguir adiante e com a esperança de que dias melhores ainda estariam por vir.

Naquela época, ao longo dos 13 dias de estada no Brasil, o Santo Padre visitou 13 cidades diferentes (Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Aparecida, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Recife, Salvador, Belém do Pará, Teresina e Fortaleza), sendo acolhido por diversas pessoas de todos os gêneros, classes e gostos e anunciando a todos que encontrasse pelas ruas e avenidas o Evangelho da Vida.

Cerca de 4,5 milhões de pessoas sentiram-se tocadas no coração com o tamanho impacto causado pela estada do Papa polonês. Era impossível haver quem não tivera ficado feliz e orgulhoso com a presença do 264º representante do Apóstolo São Pedro no país.

Papa-João-Paulo-II (1).jpg
Momento em que o Santo Padre beija o solo brasileiro após
desembarcar no aeroporto de Brasília, em
1980 | Foto: reprodução

“O Papa pensa em cada um. Ele ama a todos e a todos envia um cumprimento bem brasileiro: ‘um abraço!’. Com este gesto de amizade, recebei os meus votos de felicidades: Deus abençoe o vosso Brasil. Deus abençoe a todos vós, brasileiros, com a paz e a prosperidade, a serena concórdia na compreensão e na fraternidade. Sob o olhar materno e a proteção de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil”, foi o que disse São João Paulo II ao coração dos brasileiros, que mais tarde receberiam novamente a visita do Pontífice em outras duas oportunidades, em 1991, quando desembarcou em Salvador para visitar a Irmã Dulce, o “Anjo Bom da Bahia”, que estava com a saúde debilitada, e em 1997, por ocasião do II Encontro Mundial do Papa com as Famílias, no Rio de Janeiro, concedendo ainda sua benção à Cidade Maravilhosa.

Por Leandro Massoni

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas