Gaudium news > Quatro Papas já visitaram a América Latina

Quatro Papas já visitaram a América Latina

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 03/07/2015, Gaudium Press) – Primeiro foi o Papa Paulo VI, em seguida João Paulo II, depois foi a vez de Bento XVI: os três iniciam a lista de Papas que visitaram a América Latina.

O quarto Papa a visitar este subcontinente, denominado por João Paulo II como “da Esperança”, foi o argentino Papa Francisco que, no domingo, inicia sua segunda viagem à América.

O Pontífice visita o continente onde nasceu, depois de ter estado no Brasil para a JMJ-2013, realizada no Rio de Janeiro, bem poucos meses após sua eleição para a Cátedra de Pedro.

Paulo VI

Paulo VI foi o Papa que historicamente iniciou as visitas à América Latina. Em agosto de 1968 ele visitou a Colômbia e, em Bogotá, fez a abertura da II Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe (CELAM).

João Paulo II

O ‘Papa que veio de longe’, da Polônia, até agora, bateu todos os recordes de visita: esteve 18 vezes na América Latina e visitou, praticamente todos os países do continente.

“A América Latina – disse o Papa Wojtyla – é um continente jovem e cheio de esperança, no qual não faltam gritantes contrastes que impõe aos setores menos favorecidos da população o preço de intoleráveis custos sociais”.

Em 1998, esteve em Cuba como “Mensageiro da Verdade e da Esperança”.

No Brasil o Papa esteve em três ocasiões. Primeiro foi em 1980 quando, em 12 dias, ele percorreu 13 cidades.

A segunda viagem ao Brasil ocorreu entre os dias 12 e 21 de outubro de 1991. João Paulo II visitou 10 capitais e beatificou Madre Paulina.

A visita ao Brasil ocorreu em outubro 1997. Sua permanência foi de quatro dias. Ele esteve no Rio de Janeiro para participar do II Encontro Mundial das Famílias.

Em 2002, três anos antes de sua morte, João Paulo II esteve pela última vez no continente latino-americano.

Bento XVI

Bento XVI esteve em duas ocasiões no continente com o maior número de católicos.

A primeira visita foi ao Brasil em 2007, depois de dois anos de eleito. A segunda e última viagem de Bento XVI foi ao México e Cuba. Essa viagem foi realizada entre os dias 23 e 28 de março de 2012.

Francisco

Francisco considerou sua viagem ao Brasil, realizada entre 22 e 29 de julho de 2013, como “um grande presente” de Bento XVI, que havia apresentado sua renúncia em 11 de fevereiro e era esperado para presidir a JMJ no Rio de Janeiro.

A visita foi de sete dias. O Papa esteve no Santuário Nacional de Aparecida e ali celebrou uma Santa Missa, visitou favelas, encontrou o episcopado latino-americano e esteve centenas de milhares de jovens de todo o mundo, a beira-mar, nas areias de Copacabana.

Na sua segunda viagem à América Latina, Francisco visitará o Equador, a Bolívia e o Paraguai. Depois do dia 13 de julho, a visita já terá passado para a história: Vamos aguardar! (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas