Gaudium news > Santuário português será elevado à condição de “basílica menor”

Santuário português será elevado à condição de “basílica menor”

Braga – Portugal (Sexta-feira, 03-07-2015, Gaudium Press) Em Portugal, será elevado neste domingo, 5 de julho, à condição de “basílica menor” o Santuário do Bom Jesus de Braga, durante uma celebração eucaristia às 11h (horário local).

imagem-do-santuario-do-bom-jesus-braga.jpg

O Arcebispo de Braga, Dom Jorge Ortiga, afirmou que a elevação do Santuário do Bom Jesus a basílica menor, por parte da Santa Sé, é vista como um reconhecimento da importância do templo como “exemplo” de ação litúrgica, espiritualidade e acolhimento.

“A nova basílica é, e deverá tornar-se ainda mais, um verdadeiro livro aberto, inteligível por todos bracarenses e turistas, sobre a bondade de Jesus, o Bom Jesus”, disse Dom Jorge.

O prelado enalteceu o Santuário do Bom Jesus de Braga como um “valorosíssimo” patrimônio artístico e ambiental do “Bom Jesus”, considerado “memorável e encantador”.

Lembrando a nova encíclica “Laudato Si – sobre o cuidado da casa comum”, Dom Jorge disse que o Bom Jesus pode ser um “espaço de referência, uma casa a ser cuidada e valorizada”.

“Queremos cuidar da mata do Bom Jesus, do lago e ainda criar um jardim bíblico. Queremos que a natureza fale da bondade de Cristo”, destacou.

Ao longo de uma coletiva de imprensa, o Arcebispo de Braga explicou que a elevação do santuário a património da humanidade não se trata “só de uma questão burocrática”, e sim um compromisso que deve ser assumido por toda a comunidade.

Concluído em 1811, o Santuário do Bom Jesus de Braga vem passando atualmente por obras de restauro. Além disso, a igreja tem servido de anfitrião para diversas iniciativas, entre elas, uma conferência internacional intitulada “Vozes e contributos para o Bom Jesus a património mundial”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Agência Ecclesia

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas