Gaudium news > Dom Odilo Scherer celebra 40 anos do Caminho Neocatecumenal em São Paulo

Dom Odilo Scherer celebra 40 anos do Caminho Neocatecumenal em São Paulo

São Paulo (Sábado, 04-07-2015, Gaudium Press) No domingo, 28 de junho, o Arcebispo de São Paulo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer presidiu na Catedral Metropolitana de São Paulo, a Eucaristia Solene em Ação de Graças pelos 40 anos da presença do Caminho Neocatecumenal na Arquidiocese de São Paulo. Bispos e Presbíteros da região concelebraram a Eucaristia em que também se celebrava a Solenidade do Martírio de São Pedro e São Paulo.

Membros das 70 comunidades -espalhadas em sete paróquias da Arquidiocese- assim como os seminaristas de diversas nacionalidades do Seminário Missionário Arquidiocesano «Redemptoris Mater» de São Paulo lotaram a Catedral e muitas pessoas assistiram à Eucaristia em pé nos corredores laterais.

No início da celebração, Padre José Folqué, que junto com Raul Viana e Pilar de la Plaza forma a Equipe Responsável pelo Caminho Neocatecumenal no Brasil, recordou que em fevereiro de 1975, com a permissão do, então Arcebispo, Dom Paulo Evaristo Arns, teve início a primeira catequização, que resultou na formação da primeira comunidade da Paróquia Santa Margarida Maria.

Na sequência, foram apresentadas todas as comunidades presentes e um grande número de carismas surgidos, presbíteros, seminaristas, freiras em conventos, catequistas itinerantes, famílias em missão e muitas famílias reconstruídas, abertas à vida, além da grande quantidade de jovens.

neocatecumenal_gaudiumpress.jpg

Dom Odilo manifestou alegria pelos frutos que a presença do Caminho Neocatecumenal tem produzido na Arquidiocese de São Paulo: “A presença que começou pequenina, como todas as coisas começam pequeninas, foi amadurecendo, está amadurecendo e já se apresenta como uma bela contribuição na vida e na missão da Igreja aqui na Arquidiocese de São Paulo. Eu me alegro muito por todo o serviço de evangelização realizado. É um caminho, não é de uma hora pra outra, é um caminho de amadurecimento, de crescimento e, por isso mesmo, de aprofundamento da resposta de fé ao batismo, ao dom da Graça do batismo recebido. Eu dou graças a Deus, junto com todos vocês, hoje, pelo Caminho Neocatecumenal aqui em São Paulo”, saudou o Cardeal.

Dirigindose de modo especial aos jovens e crianças, presentes em grande número na Catedral, Dom Odilo falou da importância da família para a sociedade e para a Igreja, usando como exemplo as famílias que ali estavam. Ele também recordou que, neste ano de 2015, a Igreja se prepara para celebrar a Assembleia Ordinária do Sínodo sobre a Família que acontece em outubro e terá como tema “A vocação e missão da Família na Igreja e no mundo contemporâneo”. “Muito disso que vocês estão vivendo generosamente, certamente será ouvido no Sínodo como experiência positiva da vida em família, sinal de que, com a Graça de Deus, é possível viver a família, que a família não está acabada. O que vocês fazem é justamente isso que a Igreja está pedindo, que seja a família uma Igreja do lar, doméstica”, disse Dom Odilo.

 

neocatacumenal_gaudiumpress1.jpg

 

Muitas destas famílias que fazem o Neocatecumenato têm se colocado à serviço da Igreja para a Nova Evangelização e, deixando suas casas, partem para todas as partes do mundo, sendo um testemunho da Família Cristã nas regiões descristianizadas, preparando o surgimento de novas paróquias missionárias. Na Arquidiocese de São Paulo, cinco famílias de diversas partes do Brasil e do mundo estão em missão nas paróquias da região, trabalhando juntos aos párocos pela evangelização. “Que Deus abençoe a vocês e abençoe muito isto que é o significado do Caminho que está plenamente dentro do que o Concílio Vaticano II propôs como evangelização e agora de alguns anos pra cá, estamos falando de Nova Evangelização”, encorajou Dom Odilo.

Ao fim da Eucaristia, todos entoaram o Te Deum, um hino da Igreja de agradecimento e ação de graças a Deus por sua ação na vida dos fiéis.

O Caminho no Brasil

No Brasil, atualmente, existem 1800 comunidades espalhadas por 450 paróquias, em 90 dioceses. 25 famílias em missão e 35 equipes itinerantes estão por todo o País trabalhando à serviço da evangelização junto aos párocos e Bispos. Além de São Paulo, há outros três Seminários Missionários Arquidiocesanos «Redemptoris Mater» em Brasília, Rio de Janeiro e Belém do Pará.

Com informação: Caminho Neocatecumental

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas