Gaudium news > Paróquia em Salvador festeja os 35 anos da visita de João Paulo II ao Brasil

Paróquia em Salvador festeja os 35 anos da visita de João Paulo II ao Brasil

Salvador – Bahia (Segunda-feira, 06-07-2015, Gaudium Press) Os 35 anos da visita de São João Paulo II ao Brasil foram celebrados no último 30 de julho. Contudo, a Paróquia Nossa Senhora dos Alagados, situada na região do Uruguai, na Bahia, prossegue com as comemorações da vinda de “João de Deus” em terras brasileiras nesta terça-feira, 7 de julho, ao mesmo tempo em que festeja a sua padroeira.

A programação festiva já foi iniciada com um novenário em honra a Nossa Senhora dos Alagados, que ocorre até esta segunda-feira, 6.

Neste último domingo, aconteceu a apresentação do livro “Alagados, um abraço do Céu à terra”, seguida da celebração de uma Santa Missa.

Amanhã, haverá a Missa Solene presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, às 19h.

dignidade-e-fidelidade-6.jpg

A região de Alagados tem uma forte ligação com João Paulo II, uma vez que o santo canonizado pelo Vaticano em 27 de abril de 2014 – junto com o também Papa João XVIII – esteve na paróquia Nossa Senhora dos Alagados, que anos mais tarde o recebeu como co-padroeiro, passando assim a chamar-se Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II.

A visita do Santo Padre aos fiéis soteropolitanos foi realizada em 7 de julho de 1980. Na época, ao desembarcar em Salvador, João Paulo II trazia consigo o desejo de conhecer um bairro baiano, a pedido do Cardeal Dom Avelar Brandão Vilela.

Dias antes de desembarcar em Brasília e começar sua jornada pelos Estados do país, a fim de conhecer os desafios da missão evangelizadora no Brasil, o Pontífice foi aconselhado por Dom Avelar a fazer uma visita pastoral região do Uruguai, mais precisamente o bairro dos Alagados, local onde havia deficiências quanto em relação ao atendimento de crianças em situação de miséria.

O Papa João Paulo II, sensibilizado com a situação da região soteropolitana, pediu a Madre Tereza de Calcutá que fizesse uma visita a Alagados para assim iniciar um trabalho de assistência aos mais necessitados.

E nisso, em 1979, Madre Teresa fundou no local a creche das Irmãs Missionárias da Caridade, situada aos pés da colina onde se encontra a igreja Matriz.

Depois disso, a visita de São João Paulo aconteceu e trouxe a esperança aos moradores do bairro. Naquele tempo, as ruas foram tomadas pela população alegre e eufórica com sua estada. Além disso, houve a criação de uma igreja, erigida no alto da colina.

“Receber João Paulo II aqui foi um impacto para o povo, e isso dura até hoje. Mostrou que o Papa não está fora da realidade e criou um laço de amor com a comunidade”, contou o atual pároco dos Alagados, Padre Etienne Kern. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Salvador

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas