Gaudium news > A 9ª viagem internacional do Papa será uma verdadeira “maratona”

A 9ª viagem internacional do Papa será uma verdadeira “maratona”

Quito – Equador (Segunda-feira, 06-07-2015, Gaudium Press) A 9ª Viagem Internacional do Pontificado do Papa Francisco iniciou-se na tarde domingo, em Quito. É a sua segunda viagem à América do Sul. Ele já esteve no Brasil para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2013.

Agora, além do Equador, ele visitará também a Bolívia e o Paraguai. Essa visita era aguardada desde 2013, quando o então Cardeal Bergoglio, argentino, foi eleito para o Sólio Pontifício.

O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, durante encontro com os jornalistas na semana passada disse que “Pela primeira vez a visita será feita a três países, não os maiores e os primeiros na geopolítica, seguindo a lógica das periferias querida pelo Pontífice”.

Equador, Bolívia e Paraguai não são destinos muito prestigiados, mas o objetivo do Papa não é fazer uma missão diplomática.

A viagem de Francisco será uma verdadeira “maratona”, segundo comentam jornalistas que o acompanham. Ela iniciou-se na tarde de domingo e prossegue até 13 de julho. Calcula-se que milhões de pessoas estarão presente em atos públicos dos quais participe o Pontífice.

O Papa deverá visitar vários lugares. Entre eles está incluída a visita a uma prisão de menores e um hospital. O Papa, além disso, fará 22 discursos já programados. Mas Francisco improvisa com frequência. E isto poderá acontecer, sobretudo tratando-se de países que ele conhece bem e que seus discursos serão pronunciados para ouvintes que falam sua própria língua.

Aliás seu primeiro discurso já foi pronunciado logo na chegada ao Aeroporto Internacional de Quito. E o seu primeiro contato pessoal com o público foi quando dirigiu-se à Nunciatura Apostólica em Quito, utilizando o papamóvel nos últimos 8 Km.

Hoje prossegue a “maratona”: pela manhã, Francisco vai até a maior cidade do Equador, Guayaquil, que fica no litoral do país.

Ali, espera-se que um milhão de pessoas assista a Missa por ele presidida na praça em frente ao Santuário da Divina Misericórdia.

Ainda antes do almoço o Papa irá até o ‘Colégio Javier’, que pertence aos jesuítas. Delegações das Dioceses do Norte do Peru e de Lima estarão presente.

Regressando a Quito, no final da tarde, Francisco fará uma visita de cortesia ao Presidente da República do Equador, Rafael Correa e ainda visitará à Catedral de Quito. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas