Gaudium news > Papa visita e fala na Universidade Católica do Equador

Papa visita e fala na Universidade Católica do Equador

Quito – Equador (Quarta-feira, 08-07-2015, Gaudium Press) – O Papa Francisco teve um encontro na tarde de terça-feira, 7 de julho, com o mundo da escola e da universidade, na Universidade Católica do Equador, na cidade de Quito.

D. Alfredo Espinoza Mateus, presidente da Comissão Episcopal para a Educação e a Cultura do Equador, abriu o encontro e nele falaram também uma jovem estudante, uma professora e ainda o reitor da Universidade Católica, Carrasco Castro.

As palavras de Francisco serviram para renovar seu apelo em defesa do meio ambiente:

“Uma coisa é clara: não podemos continuar a virar as costas à nossa realidade, aos nossos irmãos, à nossa mãe terra. Não nos é lícito ignorar o que está a acontecer à nossa volta, como se determinadas situações não existissem ou não tivessem nada a ver com a nossa realidade”, disse o Papa.

E ele continuou suas palavras, defendendo seu pensamento em forma de questões. Era perguntas que despertavam o interesse, levantavam questões, promoviam as pesquisas, não deixavam na inação:

“Convosco, educadores, eu me interrogo: Velais pelos vossos alunos, ajudando-os a desenvolver um espírito crítico, um espírito livre, capaz de cuidar do mundo atual? Um espírito que seja capaz de procurar novas respostas para os múltiplos desafios que a sociedade nos coloca? Sois capazes de os estimular para não se desinteressarem da realidade que os rodeia? Como entra, nos currículos universitários ou nas diferentes áreas do trabalho educativo, a vida que nos rodeia com as suas perguntas, interpelações, controvérsias? ” (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas