Gaudium news > “…Existem milhões de jovens que querem escutar as palavras do Senhor”, afirma Cardeal Tempesta

“…Existem milhões de jovens que querem escutar as palavras do Senhor”, afirma Cardeal Tempesta

Rio de Janeiro (Terça-feira, 28-07-2015, Gaudium Press) No Rio de Janeiro, a 13ª edição do “Jovens Orantes da Leopoldina” (JOLEO), o Cardeal Arcebispo Dom Orani João Tempesta presidiu, neste domingo, 26 de julho, a Santa Missa que reuniu os jovens de todos os vicariatos territoriais arquidiocesanos, no no Instituto Pio XI, em Ramos, localizado na Zona Norte da cidade.

Dom Orani001.jpg“É com muita alegria que este ano estamos, neste JOLEO, celebrando os dois anos da JMJ Rio2013. E como diz um trecho do hino da Jornada: ‘Juventude, primavera: esperança do amanhecer…’ Assim também nós devemos ser sinais de esperança”, declarou o o vigário episcopal do Vicariato Leopoldina, Padre Alex Siqueira.

“Que saiamos daqui hoje querendo ser comunicadores da esperança, que possamos alimentar a esperança em outros jovens, em outras pessoas, e que na missão que estamos fazendo tenhamos a oportunidade de bater porta a porta para que as pessoas encontrem em nós aquilo que elas tanto desejam… Nosso Senhor Jesus Cristo. Que possamos sair daqui com o desejo de partilhar a fé sendo testemunhas da esperança”, continuou.

Logo em seguida, o Cardeal Tempesta iniciou sua homilia. Inspirado no tema deste ano, “Juventude em missão na caridade e na alegria de servir”, assim como no Evangelho do dia (João 6,1-15), exortou os jovens sobre a importância de saírem em missão, levando a todos a mensagem de Jesus Cristo.

Segundo Dom Orani, a temática do encontro “é também uma oportunidade de olharmos as consequências da Jornada Mundial da Juventude aqui no Rio e percebermos a alegria dos jovens no compromisso de serem discípulos missionários”.

“E neste ano da esperança e missionário, queremos recordar que existe uma multidão de pessoas querendo se encontrar com Jesus Cristo até mesmo sem saber, conhecer ou entender direito… E eu digo que existem milhões de jovens que querem escutar as palavras do Senhor”.

Ainda conforme o purpurado, da mesma forma que Jesus Cristo, “verdadeira vida, somos capazes de evangelizar muito mais”, uma vez que milhares de jovens necessitam de uma presença próxima.

“Jovens evangelizando jovens, anunciando a alegria e ao mesmo tempo dando atenção às questões da juventude nos dias atuais. O pouco que nós somos e temos, nas mãos de Jesus se multiplica”, completou.

Além disso, o Cardeal não deixou de orientar a juventude a fim de que vivam em unidade e comunhão, sempre em busca da construção de um mundo mais justo e fraterno.

O Arcebispo do Rio de Janeiro ressaltou que “a missão cristã é também comprometer-se com o outro, com o social, com as injustiças… A missão procura, no compromisso com o outro, fazer acontecer uma nova cultura do encontro, da fraternidade e da paz, passando sobre as culturas ruins que consequentemente são contagiadas pelo bem”.

“Os jovens são chamados por onde passam para serem aqueles que, através da vida, da palavra, de atitudes organizadas, enquanto comunidades, veem essa fome e sede de outros jovens, sentem sua pequenez, mas se colocam nas mãos do Senhor para anunciar Jesus Cristo e se comprometerem com o outro. Sozinhos não conseguimos, precisamos da graça de Deus”.

Finalizando, lembrou que ao longo destas celebrações de dois anos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro, em 2013, “todos os jovens são enviados em missão, juntamente com toda a arquidiocese, para, no ano da esperança, criar esta nova cultura do encontro, da partilha, da caridade”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas