Gaudium news > Diante da cegueira espiritual, Jesus mostra a necessidade de conhecer o doador, diz Francisco

Diante da cegueira espiritual, Jesus mostra a necessidade de conhecer o doador, diz Francisco

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 03/08/2015, Gaudium Press) – O Papa Francisco voltou a realizar a Audiência Geral dos domingos com a sua catequese e a Oração Mariana do Angelus.

A reflexão de ontem (2/8) foi baseada no trecho do evangelista São João onde ele narra que, depois da multiplicação dos pães, todos começaram a procurar por Jesus.

“Vocês me procuram não porque viram sinais, mas porque comeram aqueles pães e ficaram saciados” (Jo 6,26). Nosso senhor, sem meias palavras, mostra a todos que ele compreendeu porque o procuravam, o porquê de tanto entusiasmo em segui-lo.

Aquelas pessoas não entenderam que aquele pão era a expressão do amor de Jesus: “Deram mais valor àquele pão que ao seu doador”, disse Francisco que continuou afirmando que “Diante desta cegueira espiritual, Jesus evidencia a necessidade de ir além do dom e descobrir, conhecer o doador. Convida a abrir-se a uma perspectiva que não é somente aquela das preocupações diárias de comer, se vestir, do sucesso, da carreira. Jesus fala de um alimento que não é corrompível e que faz bem procurar e acolher”.

E o Papa continuou sua exortação relembrando a exortação de Jesus: “Trabalhai, não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece para a vida eterna, alimento que o Filho do Homem vos dará”.

“Com estas palavras, disse o Papa, ele nos quer fazer entender que, além da fome física, o homem traz em si outra fome – todos nós temos essa fome – mais importante, que não pode ser saciada com um alimento ordinário. Trata-se de fome de vida, de fome de eternidade que somente Ele pode satisfazer, sendo Ele o ‘pão da vida'”.

Afirmando que “Jesus não elimina a preocupação e a procura pelo alimento de cada dia e de tudo aquilo que pode fazer a vida melhor”, o Papa recordou que “fatalmente, a vida termina” e que é por isso que “Jesus nos recorda que o verdadeiro significado da nossa existência terrena está na eternidade, e que a história humana com os seus sofrimentos e suas alegrias deve ser vista em um horizonte de eternidade”

Francisco pergunta de que maneira Jesus é o significado da existência do homem e responde com as palavras de Jesus: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim, nunca mais terá fome e o que crê em mim nunca mais terá sede”, numa clara referência à Eucaristia, o dom maior que sacia a alma e o corpo:

“Encontrar e acolher Jesus em nós, ‘pão da vida’, dá significado e esperança ao caminho, muitas vezes tortuoso, da vida”, disse, finalizando. (JSG)

Da Redação Gaudium Press, com informação Rádio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas