Gaudium news > Episcopado norte-americano promove campanha para ajudar a Igreja na África

Episcopado norte-americano promove campanha para ajudar a Igreja na África

Washington – Estados Unidos (Terça-feira, 04-08-2015, Gaudium Press) Consciente das inumeráveis dificuldades que enfrenta o continente africano, a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) encontra-se promovendo a campanha do Fundo de Solidariedade para a Igreja na África. A iniciativa, impulsionada há vários anos, tem por objetivo apoiar o trabalho pastoral realizado pela Igreja no continente que, apesar dos problemas, vem multiplicando sua presença.

Episcopado norte-americano promove campanha para ajudar a Igreja na África 1.jpg

“África enfrenta obstáculos econômicos e sociais manifestados na enorme dúvida, epidemia, pobreza extrema e instabilidade política. Apesar destes desafios, a Igreja na África quase triplicou em tamanho nos últimos 30 anos. No entanto, é difícil sustentar seu crescimento e manter seus alcances pastorais”, expões a USCCB.

É por isso que a cada ano a Igreja norte-americana motiva a solidariedade dos fiéis norte-americanos para que se somem à campanha apoiando o Fundo, por meio do qual se financiam projetos pastorais, escolas, iniciativas de evangelização, a formação do clero, de ministros e leigos, entre outros.

“A Igreja na África mostra um panorama de sofrimento e, simultaneamente, de esperança. Muitas pessoas enfrentam a realidade cotidiana da insegurança alimentar, a escassez de água, o desemprego, a falta de atenção médica e o analfabetismo. Ao mesmo tempo, o catolicismo está florescendo entre os povos da África. Há muitas novas vocações, tanto ao sacerdócio como à vida religiosa, e muitos destes novos sacerdotes e irmãs vem servir ao povo dos Estados Unidos. O Fundo de Solidariedade para a Igreja na África oferece assistência à Igreja no continente e, ao mesmo tempo, lhe expressa sua gratidão pela fervorosa e generosa ajuda das irmãs e os sacerdotes africanos em nossas paróquias, aqui nos Estados Unidos”, diz a convocatória da campanha que se dará a conhecer nas paróquias.

Graças a estas ajudas dos fiéis norte-americanos, a Igreja no Continente Africano poderá seguir desempenhando um papel ativo na evangelização do mundo através dos diversos projetos que ali se impulsionam, os quais “lhes permite aos africanos continuar dando ao mundo a entusiasta expressão de sua Fé”, como destaca a USCCB.

O Fundo baseia seus princípios na Exortação Apostólica Pós-Sinodal ‘Ecclesia in Africa’ de São João Paulo II onde o Pontífice faz um chamado à solidariedade entre os países: “Na atual situação mundial, as nações africanas se encontram entre as mais prejudicadas. É necessário que os países ricos tomem clara consciência de seu dever de apoiar os esforços dos países que lutam para sair da pobreza e miséria. Por outra parte, interessa às nações ricas escolher a via da solidariedade, porque só assim se pode assegurar à humanidade uma paz e uma harmonia duradouras”.

A iniciativa logo se materializou com a Declaração “Um chamado à Solidariedade com África” dos Bispos dos Estados Unidos, onde os prelados falam da oportunidade de responder à vocação solidária do país com a Igreja e as pessoas da África.

Episcopado norte-americano promove campanha para ajudar a Igreja na África 2.jpg

Segundo as mais recentes cifras do Fundo de Solidariedade oferecidas pelo Episcopado norte-americana, graças ao apoio da Igreja dos Estados Unidos, em 2013 se doaram 2.158.742 dólares para os projetos pastorais da Igreja na África. Ali de adiantaram iniciativas de evangelização, construções, projetos para as escolas católicas, para a promoção vocacional, a pastoral juvenil, comunicações, entre outros. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas