Gaudium news > “O aborto nunca é terapêutico”: proclama Igreja chilena

“O aborto nunca é terapêutico”: proclama Igreja chilena

Santiago do Chile (Terça-feira, 04/08/2015, Gaudium Press) – Os Bispos da Conferência Episcopal Chilena escreveram e publicaram há pouco um documento que trata do chamado “aborto terapêutico”.

Trata-se de um apelo aos legisladores do país afim de que eles promovam leis justas e a não colaborarem com leis que promovam a prática do aborto: “Exortamos todas as autoridades a tutelar todo ser humano, em particular os mais pobres e indefesos, amar e respeitar da mesma maneira mãe e filho. “

Resumidamente os Prelados chilenos defendem enfaticamente a ideia de que o aborto nunca é terapêutico. E eles são claros:

“Nós sustentamos que o aborto não é uma ação terapêutica para salvar a vida de uma mãe em perigo, mesmo que a morte da pessoa concebida seja uma possibilidade prevista, não desejada, não procurada”.

Pode-se ler no documento episcopal que “No caso de morte não desejada da criatura não causada por uma prática diretamente orientada a salvar a mãe em situação de risco, não se pode falar de aborto”.

No caso de mulheres vítimas de estupro, os bispos afirmam que “não é humano deixá-las sozinhas vivendo o drama sofrido, como não é também humano tirar a vida de um ser indefeso e inocente, seu filho”.

Com esse documento, a Igreja Católica chilena procurou reiterar a necessidade de um Estado e uma sociedade “ativa e presente” no apoio às mães e seus filhos, e em defesa da vida. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas