Gaudium news > Catedral Metropolitana de Santa Cruz na Bolívia celebra primeiro século de sua construção

Catedral Metropolitana de Santa Cruz na Bolívia celebra primeiro século de sua construção

Santa Cruz de la Sierra – Bolívia (Quinta-feira, 20-08-2015, Gaudium Press) Santa Cruz de la Sierra celebrou no dia 18 de agosto o primeiro século da Basílica de São Lorenzo – Catedral Metropolitana, símbolo arquitetônico e epicentro de Fé da cidade boliviana.Catedral Metropolitana de Santa Cruz na Bolívia celebra primeiro século de sua construção.jpg

Situado no centro de Santa Cruz, diante da Praça 24 de setembro, a Catedral tem suas origens em tempos do Vice-rei Francisco Álvarez de Toledo, com a primeira edificação do templo impulsionada pelo frei Diego de Porres, então comendador da Santa Cruz de la Sierra. A edificação era humilde feita de adobe com colunas de madeira.

Posteriormente, até 1768, o então Bispo Francisco Ramón de Hebroso -primeiro a residir em Santa Cruz-, começou a construção de um templo mais esplendoroso que foi abençoado solenemente em 1771. Mas devido a que a edificação não era muito sólida foi necessário construir um novo, evento que ocorre em 1840, como comenta Miguel Ángel Miranda, Sacristão da Catedral, que é entrevistado pelo El Deber, meio de comunicação local: “A catedral começa a ser construída em 1840 e é concluída em 1915 com a Missa e consagração do templo, presidida por Dom José Belisario Santistevan, que ocorreu no dia 18 de agosto. Depois, em procissão, saem a recolher a Igreja das Mercês, todas as coisas que pertenciam à Catedral”. Tudo presidido pelo Santíssimo Sacramento.

O projeto original da atual edificação é do arquiteto francês Felipe Bertrés, que a desenhou em 1839. Os campanários foram concluídos tempos depois da finalização do templo, sendo entregues entre os anos 1945 e 1948. Da Catedral destaca-se suas abóbadas de madeira e a decoração pictórica que as cobre.

Devido as inumeráveis mãos que intervieram na construção da Basílica, o estilo arquitetônico da Catedral Metropolitana de Santa Cruz é definido como neoclássico de caráter eclético, caracterizado por sua arquitetura barroca europeia e americana; e prevalecendo o ladrilho como matéria prima.

Entre seus visitantes ilustres, a Basílica de São Lourenço recebeu São João Paulo II no ano de 1988 em sua visita pastoral à Bolívia. Para a ocasião, a Catedral Metropolitana renovou o altar, assim como a sede, um novo ambão e átrio. O Papa Francisco também passou pela Catedral em sua mais recente viagem apostólica pela América Latina, oportunidade na qual se construiu também um novo altar, ambão e átrio, que contou com a intervenção dos artesanatos locais.

A Basílica também conta com um museu próprio: o Museu de Arte Sacra “Dom Gericke Suárez”. Ali se conservam relíquias, muitas das quais datam do século XVIII. Entre as relíquias, se conserva o primeiro frontal da Catedral que foi talhado em prata com a imagem de São Lourenço ao centro. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas