Gaudium news > “Às vezes precisamos voltar às fontes e recomeçar a partir de Cristo”, diz o Bispo de Erexim

“Às vezes precisamos voltar às fontes e recomeçar a partir de Cristo”, diz o Bispo de Erexim

Erexim – Rio Grande do Sul (Quarta-Feira, 26/08/2015, Gaudium Press) “Catequizar é evangelizar” é o título do artigo semanal de Dom José Gislon, Bispo da Diocese de Erexim, no Estado do Rio Grande do Sul. Ele inicia o texto afirmando que neste último domingo do mês vocacional celebramos o Dia Nacional do Catequista. Conforme nós, além das orações, da nossa estima e carinho, manifestamos a gratidão da Igreja Diocesana aos catequistas, que, por amor a Cristo, acompanham as crianças, adolescentes, jovens e adultos no processo da iniciação cristã.

O Prelado destaca que nas comunidades da região são centenas de mulheres, homens e jovens que abraçaram a vocação de catequista por amor à causa do Reino de Deus. Ele acredita que para a Igreja, os pais são os primeiros e principais responsáveis pela vida e pela educação de seus filhos; são os educadores da fé, mas também não podemos fechar os olhos diante da realidade de uma sociedade na qual as famílias vivem muitas vezes as fragilidades de uma mudança de época.

“Mesmo que a família e toda comunidade cristã sejam responsáveis pela catequese, por palavras e pelo testemunho de vida, é indispensável a figura do/a catequista como educador da fé na vida da Igreja, tendo sempre presente que muitos foram iniciados na vida cristã pelo batismo, mas não suficientemente evangelizados ou educados para abraçar a fé que nasce e se alimenta do encontro com Jesus Cristo, através da Palavra de Deus e da Eucaristia”, avalia.

Além disso, o Bispo salienta que o catequista na sua missão evangelizadora não é mero instrutor da doutrina, mas também pessoa que fez a experiência do encontro com Jesus Cristo na sua vida de fé. Por isso, explica Dom José, vive o discipulado, ajudando na iniciação cristã, em comunhão, servindo na missão como catequista os irmãos na comunidade.

Por fim, o Prelado afirma que às vezes precisamos ter a ousadia de voltar às fontes e recomeçar a partir de Jesus Cristo, para superar a tentação do desânimo e do cansaço, imitando o Bom Mestre que soube se colocar em comunhão com o Pai através da oração, para superar os desafios da missão.

Ele ainda cita o Papa Francisco, que nos recorda: “Em meio a uma cultura da indiferença e do secularismo que avança a passos largos, é preciso rezar para que a alma não definhe, o coração não perca seu calor e a ação não se deixe invadir pela covardia. Não devemos ceder à tentação minimalista de se contentar apenas em conservar a fé e ficar satisfeitos porque alguns continuam frequentando a catequese. Precisamos saber ir ao encontro daqueles que não vêm. Os cansaços do caminho não podem deter nossos passos, pois isso equivaleria a paralisar a vida. O paradoxo cristão exige que o discípulo, em seu itinerário do coração, precise sair para poder permanecer, mudar para poder ser fiel”. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas