Gaudium news > Poloneses renovam seus votos a Nossa Senhora de Czestochowa

Poloneses renovam seus votos a Nossa Senhora de Czestochowa

Czestochowa – Polônia (Sexta-feira, 28-08-2015, Gaudium Press) Mais de 70 mil peregrinos participaram da celebração da festa da “Virgem Negra de Czestochowa”, que ocorreu na última quarta-feira, 26, no Santuário Nacional de Jasna Gora na Polônia.

Nossa Senhora de Czestochowa.jpg

Presidida pelo Arcebispo Primaz da Polônia, Dom Wojciech Polak, e concelebrada por representantes do Episcopado, a cerimônia deu início aos preparativos nacionais para o 1050º aniversário de batismo da nação polonesa.

“O Jubileu do Batismo da Polônia não é apenas uma ocasião para recordar com gratidão este importante evento da história da nossa nação, mas, sobretudo, uma oportunidade para renovar e reforçar a nossa Fé, para comprometer-se em novos cenários e desafios na Missão Evangelizadora da Igreja”, disse Dom Polak.

O prelado recordou que apesar de a Europa ter sido fundada por muitas tradições e culturas, o cristianismo foi o fundamento mais profundo de unidade. Ao final da Celebração Eucarística se renovaram os votos da nação a Maria.

Na parte da noite, os fiéis da Arquidiocese de Czestochowa, participaram de uma Missa em Jasna Gora presidida pelo Arcebispo local, Dom Waclaw Depo.

Fundado pelos Monges Paulinos em 1382, o complexo do Mosteiro e do Santuário de Jasna Gora abriga a imagem milagrosa de Nossa Senhora e um quadro que teria protegido o Santuário da invasão do exército sueco em 1655.

O Rei João Casimiro consagrou o país sob a proteção da Mãe de Deus, no dia 1º de abril de 1656. Nessa data ele proclamou-a como Padroeira e Rainha das terras de seu reino. Em 26 de agosto de 1956 o Primaz polonês Stefan Wyszynski, preso pelos comunistas renovou esses votos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas