Gaudium news > Imagem restaurada da Virgem de Coromoto: os traços indígenas são ressaltados

Imagem restaurada da Virgem de Coromoto: os traços indígenas são ressaltados

Caracas – Venezuela (Sexta-feira, 28/08/2015, Gaudium Press) – A primeira aparição de Nossa Senhora de Coromoto foi em 8 de setembro de 1652, em Guanare, na Venezuela. O que vale dizer que, em poucos dias mais, esse acontecimento completa 363 anos.

O Padre Allende Hernández, reitor do Santuário da Basílica menor de Nossa Senhora de Coromoto, revelou que as mais recentes restaurações da Imagem -conservada em um relicário-mostram que a Virgem apresenta traços acentuadamente indígenas.

Ela tem o olho esquerdo vivo e está sorrindo: “Esta é a imagem real, a que os índios entregaram aos espanhóis. Tem sua coroa de penachos e plumas”, explicou o sacerdote.

Ele admitiu que as dificuldades para difundir a Imagem com traços indígenas nas dioceses do país nascem do fato de que por centenas de anos foi difundida uma figura europeizada da imagem.

O reitor explicou também que os custos da mais recente restauração não foram altos e que levou aproximadamente uma semana para serem realizados pela Fundação Maria e José caminho a Jesus, de Maracaibo.

Cronograma das celebrações da Virgem

O cronograma das atividades programadas para a data em que a Virgem apareceu ao cacique Coromoto para pedir-lhe que, tanto ele como sua tribo, os índios Cospes, se batizassem.

As festividades comemorativas dos 363 anos da aparição iniciam-se na segunda-feira, 31 de agosto e se prolongam até 12 de setembro. (JSG)

(Da Redação Gaudium, com informações AICA)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas