Gaudium news > Igreja nos Estados Unidos anuncia a Semana Nacional da Bíblia

Igreja nos Estados Unidos anuncia a Semana Nacional da Bíblia

Washington – Estados Unidos (Sexta-feira, 28-08-2015, Gaudium Press) A Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) anunciou a partir do seu site web que o próximo mês de novembro realizará a Semana Nacional da Bíblia 2015. O evento se desenvolverá entre os dias 15 a 21 desse mês em torno do papel da Bíblia na Família. “A Bíblia: um livro para a Família”, será precisamente o tema para a semana bíblica, o qual foi escolhido por ocasião do Encontro Mundial das Famílias que se celebrará na Filadélfia, Estados Unidos, em setembro.Igreja nos Estados Unidos anuncia a Semana Nacional da Bíblia 1.jpg

“A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos convida as famílias, paróquias, colégios e outros grupos católicos a participar na Semana Nacional da Bíblia em celebração do 50º aniversário da Constituição Dogmática sobre a Divina Revelação ‘Dei Verbum’ do Concílio Vaticano II”, é o convite que fazem a partir da USCCB.

Para preparar esta jornada e animar as famílias a orar e meditar juntas em torno da Palavra de Deus, o organismo eclesial, dispôs uma série de recursos para viver este tempo em família. Entre eles, documentos como: “Compartilhando a Palavra de Deus no Lar”, “Como entronizar a Bíblia em família”, “Como fazer que a Palavra de Deus seja parte fundamental no lar”, e “Sempre Antiga, Sempre Nova: A Arte e a Prática da Lectio Divina”. Todos eles publicados em inglês e em espanhol.

Também estão disponíveis vários recursos para as paróquias que falam sobre “Leitura e compreensão da Bíblia”, “Como iniciar e sustentar o estudo bíblico e paroquial”, “Alimentando nossa família com a Palavra de Deus”, “Checklist: Avaliar o papel da Palavra de Deus na vida e missão da paróquia”, “Usando a Sagrada Escritura no culto e na catequese”, e “Vigília Bíblica sobre os temas de ensinamento social católico”.

Igualmente, a USCCB incluiu uma série de artigos de interesse em torno das Sagradas Escrituras e documentos do Magistério da Igreja sobre a Palavra de Deus, entre eles a Constituição Dogmática ‘Dei Verbum’, a Exortação Apostólica Post-Sinodal ‘Verbum Domini’ de Bento XVI, e a Exortação Apostólica ‘Evangelii Gaudium’ do Papa Francisco; além de textos da Pontifícia Comissão Bíblica, que é o dicastério vaticano a cargo da promoção do estudo bíblico entre os católicos.

Justamente no documento “Como fazer que a Palavra de Deus seja parte fundamental do lar”, publicado entre os recursos da USCCB para a semana bíblica, se recorda o papel primordial que tem os pais de família na formação da Fé dos filhos: “Como parte fundamental da família, os pais e as mães são os responsáveis diretos do desenvolvimento da Fé dos filhos. Se realmente se deseja que os filhos creiam, amem a Deus e o considerem no centro de suas vidas e parte ativa delas, então o trabalho está em mostrar-lhes desde pequenos que Deus é uma realidade na cotidianidade do lar, em cada atividade particular, em cada ação. O inculcar a Fé não somente funciona com a palavra, mas com as obras, com o exemplo em cada circunstância grande ou pequena da vida. A de eficaz é uma realidade de vida”.

Igreja nos Estados Unidos anuncia a Semana Nacional da Bíblia 2.jpg

Recorda-se que a família é a primeira comunidade cristã, a Igreja doméstica, já que “na família se entrelaçam diferentes aspectos e funções da vida, e concretamente da vida da Igreja; ali no seio de um lar se testemunho a presença da verdade e a fonte primária desta verdade é Deus; ali também se realiza uma catequese diária dos pais entre eles e destes com seus filhos; ali se aprende o valor da oração como fundamento da vida diária e como expressão simples e humilde de um trato constante, aberto e sincero com Deus nosso Senhor. Ali se faz vida o Evangelho, sem exageros, nem excentricidades, nem pomposidades, mas de uma forma natural e enraizada no contexto de uma profunda e sólida formação só caráter, quer dizer, uma formação nas virtudes humanas”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas