Gaudium news > Bispo de Santa Cruz do Sul: o compromisso com a obra da criação

Bispo de Santa Cruz do Sul: o compromisso com a obra da criação

Santa Cruz do Sul – Rio Grande do Sul (Segunda-Feira, 31/08/2015, Gaudium Press) Dom Canísio Klaus, Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, escreveu um artigo em que ele afirma que os últimos dias de agosto e os primeiros de setembro nos brindam com várias comemorações que provocam o aprofundamento do compromisso de cristãos com a obra da criação.

Segundo ele, a mais recente comemoração, introduzida pelo Papa Francisco, é o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, marcado para amanhã, dia 1º de setembro. O Prelado explica que, na justificativa, o Pontífice repete que “viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é algo de opcional nem um aspecto secundário da experiência cristã, mas parte essencial duma existência virtuosa” (Laudato Si, n. 217).

E, como cristãos, “antes de tudo, devemos buscar no nosso rico patrimônio espiritual as motivações que alimentam a paixão pelo cuidado da criação, lembrando sempre que para aqueles que crêem em Jesus Cristo a espiritualidade não está desligada do próprio corpo nem da natureza ou das realidades deste mundo, mas vive com elas e nelas, em comunhão com tudo o que nos rodeia” (LS, n. 216).

Ainda de acordo com o Bispp, além do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, foi celebrado no dia 28 de agosto o Dia Nacional do Voluntariado e no dia 29 o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Dom Canísio explica que o Dia do Voluntariado serve como chamado a deixarmos de lado o nosso comodismo e nos associarmos às inúmeras pessoas que realizam trabalhos voluntários e gratuitos em benefício dos necessitados. Para ele, muitos dos trabalhos que são feitos nas comunidades não poderiam ser tocados em frente se não houvesse pessoas que, voluntariamente, os realizam.

“A título de exemplo cito a catequese, as celebrações, o serviço da caridade e os conselhos administrativos. Muitas entidades assistenciais, educativas e recreativas, e muitos conselhos de direito e associações não funcionariam sem os voluntários”, completa.

Com relação ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Prelado ressalta que a comemoração faz um alerta sobre os malefícios desta cultura e dos perigos a que se submetem os fumantes. “Como Igreja, fazemos um ensaio com o Seminário de Alternativas à Cultura do Fumo, propondo que, em vez de plantar fumo, os agricultores plantem alimentos e os governos organizem a estrutura para sua comercialização. Junto a isso, incentivamos nossos fiéis a evitarem fumar, uma vez que os prejuízos à saúde são bem conhecidos”, afirma.

Por fim, Dom Canísio reforça o convite a nos unirmos no cuidado da criação, que implica também em produzir alimentos saudáveis e reduzir o plantio do fumo. “Com o Papa Francisco invoco a intercessão da Mãe de Deus, Maria Santíssima, e de São Francisco de Assis, cujo Cântico das Criaturas inspira tantos homens e mulheres de boa vontade a viver no louvor do Criador e no respeito pela Criação”, conclui. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas