Gaudium news > Igreja do México se prepara para Congresso Eucarístico Nacional com Jubileu de 40 horas

Igreja do México se prepara para Congresso Eucarístico Nacional com Jubileu de 40 horas

Cidade do México – México (Terça-feira, 01-09-2015, Gaudium Press) A Arquidiocese do México se prepara para viver um importante acontecimento eclesial: O Congresso Eucarístico Arquidiocesano (CEA) que se realizará no ano de 2016, e ocorrerá pela segunda vez na jurisdição capitalina. Para preparar os corações dos fiéis para que vivam intensamente o evento, o Comitê Organizador do Congresso propôs às comunidades e paróquias da Igreja particular a realização dos Jubileus das 40 Horas de Adoração Eucarística.

Igreja do México se prepara para Congresso Eucarístico Nacional com Jubileu de 40 horas.jpg

Para animar a preparação espiritual rumo ao congresso, assim como a realização dos jubileus, Dom Pedro Agustín Rivera Díaz, Presidente Executivo do Congresso CEA 2016, através de um artigo dado a conhecer pelo Sistema Informativo da Arquidiocese do México, se referiu à tradição do Jubileu das 40 Horas.

No documento, recorda que a raiz desta tradição se encontra a partir do mesmo costume das primeiras comunidades cristãs, que -como hoje- jejuavam, faziam penitência, oravam e cantavam, tudo em memória pelas 40 horas que passou Jesus no sepulcro após sua morte na Cruz, quer dizer, desde as 15h da Sexta-feira Santa até às 07h do Domingo da Ressurreição.

Dom Rivera Díaz, diz, ainda que nas Sagradas Escrituras o número 40 tem mais importância, depois que nelas figura em repetidas ocasiões: “A importância que a Sagrada Escritura dá ao número 40 é amplamente conhecida: Significa um longo período, como quando se diz que Saul reinou quarenta anos, Davi quarenta e Salomão quarenta. Em outras ocasiões ‘quarenta’ assinala um tempo longo de purificação ou de abatimento, prévio a uma graça muito alta ou a uma especial exaltação. São quarenta, por exemplo, os dias que dura a purificação enorme do Dilúvio. Quarenta anos dura para Israel a prova do deserto, antes de entrar na Terra prometida. Quarenta dias e noites passa Moisés sozinho no Sinai, em oração e jejum, antes de receber a Lei divina (…) Jesus permaneceu quarenta dias e noites sozinho no deserto antes de iniciar sua missão pública em meio de Israel. Quarenta horas permanece morto. E uma vez ressuscitado, antes de ascender ao Céu, aparece aos seus discípulos durante quarenta dias”.

Mas a prática como tal das 40 Horas contínuas de Adoração diante do Santíssimo Sacramento só nasceu no ano de 1527 em Milão, Itália, sendo amplamente promovida por São Carlos Borromeu, que até 1577 publica as normas para sua realização. Já com o Papa Urbano VIII se faz uma prática universal graças a Encíclia ‘Aeternus rerum Condior’ com a qual pede a celebração das 40 Horas em todas as Igrejas do mundo.

Vários são os benefícios que se obtêm com a celebração do Jubileu das 40 Horas de Adoração Eucarística: “Paz interior e integração pessoal; melhora das relações familiares; renovado espírito missionário; a possibilidade de ganhar a Indulgência Plenária, estando confessados e comungando o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo”, explica Dom Rivera Díaz.

A contagem regressiva para o Congresso Eucarístico Arquidiocesano de 2016 iniciou-se oficialmente no dia 04 de junho, Solenidade de Corpus Christi. O Congresso começará no dia 07 de junho e será encerrado no dia 11 do mesmo mês com um evento multitudinário no Estádio Azteca da Cidade do México. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas