Gaudium news > Castel Gandolfo será aberto para visitação pública

Castel Gandolfo será aberto para visitação pública

Castel Gandolfo – (Terça-feira, 01/09/2015, Gaudium Press) – Sandro Barbagallo, curador das coleções históricas dos Museus Vaticano, passou para a “Adnkronos” várias informações sobre a Residência de Verão dos Papas. Entre essas informações está a de que a partir de 12 de setembro Castel Gandolfo abrirá suas portas ao público.

Parte da Residência de Verão dos Papas foi transformada em museu e os turistas poderão, com um ingresso “full day”, visitar, além dos Museus Vaticanos, a Capela Sistina e agora também as Vilas Pontifícias.

Um trem fará o percurso diretamente até Castel Gandolfo, partindo da Estação Vaticano, todos os sábados. Isso era algo que se fazia apenas em ocasiões especiais, para eventos também especiais.

O curador das coleções históricas dos Museus Vaticanos explicou que “o visitante reviverá, em certo sentido, 500 anos de história de pontificados através dos retratos, divisas e alfaias preciosas que fazem parte dos tesouros históricos da Igreja e que pertenceram aos Papas.

A abertura do museu de Castel Gandolfo só será oficializada em 11 de setembro, quando o primeiro trem a vapor parte da Estação do Vaticano com destino a Castel Gandolfo levando jornalistas a bordo.

Para a ocasião, informa Barbagallo, será utilizado um vagão de grande valor simbólico: o mesmo que João XXIII utilizou em 4 de outubro de 1962 quando foi a Loreto confiar a Nossa Senhora o Concílio Vaticano II, que teria seu início poucos dias depois.

O Palácio de Castel Gandolfo

No primeiro andar do Palácio de Castel Gandolfo, organizado em seis salas, poderão ser vistos 51 retratos de Pontífices que reinaram em 500 anos de história.

Ali estarão também expostos paramentos litúrgicos, divisas e a cadeira gestatória de Pio IX.

Um trono usado na Sala do Consistório por oitenta anos poderá ser visto ainda pelos visitantes que se dirigirem até a residência de verão dos papas.

No pátio do palácio estará exposto o veículo que João Paulo II usava nos deslocamentos até Castel Gandolfo.

Sacada do Angelus

O percurso turístico termina com uma visita à sacada onde os Pontífices rezam a oração do Angelus. E Barbagallo explica que “assim todos poderão ter a mesma perspectiva do Papa diante dos fiéis”.

Não deixa de ser atraente também a visita que se pode fazer do lago que também é visto do Palácio.

Residência e Museu

O fato de a residência de verão dos Papas ter se transformado também em um museu não impedirá que os Pontífices passem períodos no local. É só desejarem.

Barbagallo explica que “A parte dedicada ao museu da Vila Pontifícia, de nenhum modo, vai interferir com a parte privada, como o apartamento”.

O curador das coleções históricas dos Museus Vaticanos, lembra que, o fato de Francisco nunca ter passado suas férias na residência, não constitui uma novidade na história dos Pontífices:

“São vários os Papas – observou – que ao longo dos anos não foram a Castel Gandolfo. As exceções ficam por conta de Bento XIV e Clemente XIII, que o utilizaram inúmeras vezes.

Já Pio VI, por bem mais de 25 anos não apareceu no Castelo. Contudo, Castel Gandolfo permanece sendo e continuará a ser o lugar destinado a acolher o Papa na sua residência de verão”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informação RV-“Adnkronos”)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas