Gaudium news > Arcebispo de Olinda e Recife recebe homenagem pelos seus 15 anos de ordenação episcopal

Arcebispo de Olinda e Recife recebe homenagem pelos seus 15 anos de ordenação episcopal

Recife – Pernambuco (Terça-feira, 02-09-2015, Gaudium Press) Recentemente, o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, recebeu da Câmara Municipal dos Vereadores da capital pernambucana uma homenagem pelos seus 15 anos de ordenação episcopal completados em 20 de agosto. Trata-se da Medalha do Mérito José Mariano, entregue ao prelado durante Reunião Solene ocorrida no bairro da Boa Vista, área central da cidade.

Trajetória de Dom Fernando Saburido

Nomeado pelo então Papa João Paulo II como bispo titular de Tartia Montana e bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife em 31 de maio de 2000, Dom Saburido foi ordenado três meses depois, no dia 20 de agosto, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães. Na época, estiveram presentes cerca de 30 mil pessoas para acompanhar a solenidade.

Dom21.jpg

Depois, em julho de 2002, o arcebispo foi nomeado presidente do Regional Nordeste II da CNBB e membro do Conselho Permanente da Conferência, substituindo Dom Antônio Soares Costa, bispo de Caruaru, morto um mês antes.

No dia 18 de maio de 2005, o Papa Bento XVI designou Dom Fernando Saburido como novo bispo da Diocese de Sobral, no Ceará.

Neste período, exerceu as funções de Secretário Regional e bispo referencial da Pastoral Familiar, no Regional Nordeste 1 da CNBB, além de importantes trabalhos pastorais, entre eles a implantação das Comissões Diocesanas de Pastorais e implementação das Santas Missões Populares, sendo assim iniciada a década de preparação da diocese em vista do ano centenário em 2015.

Considerada um de seus projetos mais notáveis, participou da construção do Seminário da Imaculada Conceição na cidade de Fortaleza, responsável em acolher estudantes de Teologia provenientes de Sobral. A Fazenda Esperança São Bento, que trabalha na recuperação de jovens com dependência química, também foi um de seus feitos.

E no dia 1º de julho de 2009, Bento XVI nomeou Dom Saburido como novo Arcebispo de Olinda e Recife, sendo empossado em 16 de agosto de 2009.

Em 8 de maio de 2014, foi eleito para a função de presidente do Regional Nordeste II da CNBB, ao longo da 52ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida, São Paulo.

E neste ano, Dom Saburido foi reeleito presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB, ficando à frente da Conferência – pela terceira vez – até 2019. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas