Gaudium news > “Teresa de Jesus, Patrimônio da Humanidade”: tema do Congresso Mundial em Ávila

“Teresa de Jesus, Patrimônio da Humanidade”: tema do Congresso Mundial em Ávila

Ávila – Espanha (Quinta-feira, 03-09-2015, Gaudium Press) Continuando com as homenagens por ocasião dos 500 anos de nascimento de Santa Teresa de Jesus, a Ordem dos Carmelitas Descalços e o Centro Internacional de Estudos Teresianos (CITeS) – Universidade da Mística, realizarão entre os dias 21 à 27 de setembro em Ávila o Congresso Mundial “Teresa de Jesus, Patrimônio da Humanidade”.Teresa de Jesus, Patrimônio da Humanidade tema do Congresso Mundial em Ávila.jpg

O Congresso pretende aproximar-se da figura de Teresa de Jesus a partir de uma perspectiva mais ampla e interdisciplinar que vai além do estudo das obras representativas da Santa. “Teresa de Jesus é uma referência em muitos âmbitos da cultura e da vida nos quais sua presença é muito significativa. Este congresso pretende evidenciar todas essas facetas e dimensões, com o ânimo de explicitar a figura e os escritos de Teresa como um autêntico patrimônio cultural da humanidade”, explicam os organizadores do evento.

A esse respeito também se referiu o Padre Saverio Cannistrà, Geral da Ordem do Carmelo Descalço (ODC), através de um vídeo no qual convoca ao Congresso: “No marco do centenário teresiano esta é uma das iniciativas mais significativas (…) O título deste congresso explica como se abordará a herança teresiana, como riqueza inabarcável para todo o mundo, a Igreja e o homem de hoje”.

O encontro estará organizado em três eixos centrais: História, linguagem, literatura e estudos interdisciplinares; Pensamento, doutrina e mensagem; e Teresa em diálogo: atualidade, ecumenismo, diálogo inter-religioso. Eixos temáticos que se desenvolverão por meio de conferências magistrais nas manhãs, mesas redondas e debates em diversos momentos durante o congresso; e contribuições temáticas em conferências que se realizarão nas tardes com encontros e simpósios paralelos.

A Conferência inaugural ocorrerá às 18h do dia 21 de setembro com o tema “Teresa de Jesus: Patrimônio Espiritual para o homem de hoje”, que estará a cargo do Cardeal Ricardo Blázquez, Arcebispo de Valladolid e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola. Neste mesmo dia, às 19h30, o Diretor do Instituto Cervantes e ex-presidente da Real Academia da Língua Espanhola, Víctor García de la Concha, falará sobre “A Reforma literária de Teresa de Jesus”.

Também participarão como palestrantes o Arcebispo de Madri, Dom Carlos Osoro Sierra; o Bispo Auxiliar e Vigário Geral da Arquidiocese de Managua, Nicaragua, Dom Silvio Báez Ortega; Francesc Torradeflot, professor no Instituto Superior de Ciências Religiosas Sant Fructuós de Tarragona e no Institut Superior de Ciències Religioses Don Bosco, de Barcelona; a Irmã Cristina Dobner, Carmelita Descalça Italiana; e o escritor espanhol Gustavo Martín Garzo, entre outros convidados.

“Sonhos e visões de Teresa de Ávila: uma aproximação hermenêutica interdisciplinar”; “A experiência transcendental de Santa Teresa”; “A Liberdade que nasce da experiência espiritual”; “Teresa de Cepeda y Ahumada. Seu papel no processo de evangelização no Século XXI” e “O caminho integrador de Santa Teresa de Ávila. Tópicos de antropologia teresiana”, serão outros dos temas que se abordem durante o Congresso Mundial.

Os participantes do encontro também visitarão Alba de Tormes, cidade onde faleceu Teresa de Jesus, e seguirão as pegadas da Santa em Ávila nos diferentes lugares teresianos. Paralelo ao Congresso também se celebrará a Feira Internacional Teresiana e o Primeiro Festival de música mística e teresiana. Os eventos serão transmitidos pela Internet.

“Os convido a participar deste Congresso, porque será uma ocasião única para redescobrir a importância e a atualidade de nossa santa mãe”, e o convite que faz o Padre Saverio Cannistrà. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas