Gaudium news > Estes são os belos templo que o Papa Francisco visitará nos EUA

Estes são os belos templo que o Papa Francisco visitará nos EUA

Washington – Estados Unidos (Terça-feira, 22-09-2015, Gaudium Press) Na próxima visita apostólica do Papa Francisco aos Estados Unidos, quatro proeminentes templos oferecerão sua importância espiritual e sua extraordinária beleza para amplificar e comunicar a mensagem da Igreja ao mundo. Trata-se da Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição e a Catedral de São Mateus Apóstolo em Washington, A Catedral de São Patrício na cidade de Nova York e a Catedral Basílica dos Santos Pedro e Paulo, na Filadélfia. Este é um breve olhar ao seu grande significado, arte e história.

Estes são os belos templo que o Papa Francisco visitará nos EUA 1.jpg

Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição, Washington

Este imponente templo é o maior da América do Norte e um dos dez maiores do mundo, designado pelos Bispos dos Estados Unidos como um Santuário Nacional de Oração e Peregrinação consagrado à Padroeira dos Estados Unidos: a Imaculada Conceição. A Basílica, construída desde o seu projeto em 1846 com contribuições de todas as paróquias do país, exibe uma arquitetura romântica-bizantina em pedra e ladrilho seguindo um desenho original com mais de 70 capelas e oratórios. Em seu interior se destaca o notável uso do mármore e mosaicos.

A Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição foi visitada pelo Papa São João Paulo II em 1979 e elevada à dignidade de Basílica menor em 1990 por este mesmo Pontífice, que em sua visita destacou como o templo “nos fala com a voz da América toda, com a voz de todos os filhos e filhas da América, que chegaram aqui de vários países do Velho Mundo (…) Estas pessoas, falando em línguas diferentes, vindo de ambientes distintos da história e tradições em seus próprios países, se reuniram em torno do coração de uma Mãe que todos tinham em comum”. O Papa Bento XVI a visitou em 2008 e obsequiou uma Rosa de Ouro a “Nossa Mãe Maria”. A Basílica acolhe atualmente cerca de um milhão de visitantes por ano.

Estes são os belos templo que o Papa Francisco visitará nos EUA 2.jpg

Catedral de São Mateus Apóstolo em Washington

Edificada em 1893 como a quarta paróquia do Distrito de Columbia e elevada à Sede da Arquidiocese na criação da mesma em 1939, está dedicada a São Mateus, Santo Padroeiro dos servidores públicos, em reconhecimento à qualidade da cidade de albergar a sede do governo do país. O interior da Catedral é reconhecido como um dos mais belos do país, com um notável uso ad técnica de mosaico que a faz comparável a reconhecidos templos da Itália.

A Catedral foi projetada pelo arquiteto Christopher Grant LaFarge e atualmente foca sua pastoral na atenção de uma comunidade de origens culturais diversas com um importante Ministério Hispânico que conta com formação da Fé, uma Hora Santa Mensal com a administração do Sacramento da Penitência em língua espanhola. Cada ano se celebra neste templo a tradicional Red Mass (Missa Vermelha) para os profissionais em leis, que convoca aos magistrados da Corte Suprema e diversos juristas e que recibe seu nome dos ornamentos vermelhos dos celebrantes.Estes são os belos templo que o Papa Francisco visitará nos EUA 3.jpg

Catedral de São Patrício em Nova York

Este imponente templo da arquitetura gótica elaborado em mármore branco é um dos lugares mais notáveis da cidade de Nova York. Recebe seu nome do Santo Padroeiro da Irlanda, São Patrício, e foi edificado em 1858 e aberto aos fiéis em 1879. A ideia de construir a Catedral em substituição da existente desde 1815 foi produto do zelo do Arcebispo Dom Hughes, que apresentou o projeto “para a glória de Deus Todo-poderoso, para a honra da Santíssima e Imaculada Virgem, a exaltação da Santa Madre Igreja e para a dignidade de nosso antigo e glorioso nome de católicos”, como um templo digno da já numerosa povoação católica e da prosperidade da comunidade e um notável monumento público.

Em seu momento o prelado foi criticado e se julgava que a localização do templo estaria “muito distante” na periferia da cidade. A história provaria a acertada visão do Arcebispo, que se empenhou em edificar “a Catedral gótica mais bela do Novo Mundo” e localizá-la onde acreditava que seria “o coração da cidade”. Calcula-se que o templo congregue a cinco milhões de pessoas a cada ano com sete Missas diárias entre a semana e 11 no domingo e festas de guarda.

Catedral Basílica dos Santos Pedro e Pablo, na Filadélfia

Esta robusta Catedral de pedra cor café foi completada em 1864 em meio de um forte ambiente anticatólico que obrigou a situar as janelas em um nível mais alto e evitar inicialmente o uso de vitrais em seu nível inferior para prevenir atos de vandalismo. Seu significado histórico é notável por este motivo e sua arquitetura é inspirada na igreja de São Carlos em Roma e exibe uma abóbada de cobre ao uso do Renascimento, que converteu ao templo em um dos lugares mais característicos da cidade.

Estes são os belos templo que o Papa Francisco visitará nos EUA 4.jpg

O interior da Catedral conserva um estilo romano-corintio com um uso extensivo do mármore que recorda aos templos de Roma. A cúpula alberga uma pintura da Assunção da Santíssima Virgem assim como a representação dos “Anjos da Paixão” que portam os instrumentos de tormento de Jesus Cristo. A Catedral foi sede do Congresso Eucarístico Internacional de 1976. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas