Gaudium news > Pastoral da Saúde do Regional Sul 3 realiza 11º Congresso Estadual

Pastoral da Saúde do Regional Sul 3 realiza 11º Congresso Estadual

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Terça-Feira, 22/09/2015, Gaudium Press) Nos dias 3 e 4 de outubro, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa da cidade de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, acontecerá a 11ª edição do Congresso do Regional Sul 3 da Pastoral da Saúde. Com o tema “Saúde pública requer participação”, a atividade espera reunir cerca de 400 participantes.

Segundo a Comissão Organizadora Regional da Pastoral da Saúde, um dos objetivos do congresso é capacitar conselheiros para atuarem nos Conselhos de Saúde Estadual e Municipal. Ainda conforme a comissão, a programação do encontro contará com a abordagem das três dimensões da pastoral: comunitária, solidária e participação pública em conselhos de saúde.

Na prática, os momentos de formação serão realizados através de cinco painéis: 1º – As três dimensões da Pastoral da saúde na transversalidade da Campanha da Fraternidade 2015; 2º – Como construir a paz à luz do Evangelho de Jesus Cristo; 3º – Comunidade de Comunidades: o protagonismo dos leigos; 4º – O saber e o fazer popular no bem viver e 5º – A saúde como direito de todos e dever do Estado.

O evento é aberto para os agentes da Pastoral da Saúde e para todas as pessoas interessadas no assunto. As inscrições podem ser feitas através do e-mail [email protected].

Pastoral da Saúde do RS

Criada em 1985, pelo Papa João Paulo II, a Pastoral da Saúde no Rio Grande do Sul é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), atuando sobre três pilares que, através de suas dimensões solidária, humanitária e político-institucional, justificam sua missão na ação evangelizadora ao mundo da saúde, participando como organismo na construção de uma sociedade com justiça e igualdade para todos.

A pastoral tem mais de 9 mil agentes que compõem a estrutura de trabalho, promovendo palestras, cursos, reuniões, capacitações, com vistas a contribuir para a educação e conscientização das comunidades sobre o assunto saúde.

Agentes da Pastoral da Saúde

O agente da Pastoral da Saúde pode ser qualquer pessoa da comunidade, que se coloque à disposição de seus semelhantes, contribuindo para pensar formas simples e adequadas para que todos tenham saúde. Os agentes devem ser pessoas que cultivam pensamentos positivos, alegria e esperança. Devem estar dispostos a participar dos encontros, momentos de estudo, cursos, ter bom relacionamento com as pessoas, enfim, acreditar que seu trabalho ajuda na construção de um mundo mais humano, justo e fraterno, onde a saúde é um direito de todos e um dever do Estado.

Os agentes da Pastoral da Saúde desenvolvem um trabalho solidário, comunitário e transformador, contribuindo para a saúde da população em especial das pessoas mais desfavorecidas. Na prática, Os agentes são sujeitos ativos e críticos na construção de uma sociedade com justiça e com igualdade, através de sua presença constante, com a marca das visitas aos doentes e enfermos nos hospitais, casas geriátricas e a domicílio, levando uma mensagem de conforto e de atenção integral às suas necessidades nas dimensões física, mental, social e espiritual.

É importante destacar que a oração pessoal frequente e perseverante leva o agente da Pastoral da Saúde ao conhecimento profundo de Deus, faz penetrar e viver as maravilhas de sua graça. Falar de Deus aos que sofrem é importante, mas antes é preciso falar com Deus. A intimidade com Deus é indispensável para a eficácia do trabalho apostólico. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas