Gaudium news > Mensagem do Papa: “Cracóvia nos espera! Vinde e não tenhais medo”

Mensagem do Papa: “Cracóvia nos espera! Vinde e não tenhais medo”

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 29/09/2015, Gaudium Press) – O Papa Francisco diz em sua Mensagem para 31ª Jornada Mundial da Juventude de Cracóvia 2016 que “a alegria de Deus é perdoar”.

cracovia.jpg

A Mensagem de Francisco caminhou dentro do tema da próxima Jornada Mundial da Juventude, no ano que vem: “Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt 5, 7).

Cracóvia acolherá um “Jubileu dos jovens”, como definiu Francisco, uma Jornada especial: Será a primeira a ser celebrada, em nível mundial, depois da canonização de João Paulo II, que foi quem idealizou as JMJs e transcorrerá dentro do Ano da Misericórdia.

Misericórdia, realidade concreta

Na Mensagem, Francisco exorta os jovens a compreenderem que o amor de Deus pelo seu povo é como o de uma mãe ou de um pai por seu filho: um amor capaz de “criar dentro de mim espaço para o outro, sentir, sofrer e alegrar-me com o próximo”, um amor “fiel, que perdoa sempre”.

E Francisco destaca que “na misericórdia está sempre incluído o perdão”, porque não se trata “de uma ideia abstrata, mas de uma realidade concreta”. Em Jesus, “tudo fala de misericórdia”, ou melhor “Ele próprio é misericórdia”, e a “síntese de todo o Evangelho” está nisto: “a alegria de Deus é perdoar”.

Um lugar feito para ter Misericórdia: o Confessionário

No texto, o Papa lembra sua própria experiência: aos 17 anos ele encontrou um sacerdote, durante a Confissão que mudou a sua vida.

E isso é um convite aos jovens para se aproximarem deste Sacramento, porque “quando abrimos o coração com humildade e transparência, podemos contemplar de forma muito concreta a misericórdia de Deus”.

O confessionário é “o lugar da misericórdia” porque “o Senhor nos perdoa sempre” e nos olha com um olhar de amor infinito, para além de todos os nossos pecados, limitações e fracassos, ressalta o Papa.

Misericórdia não é sentimentalismo

A misericórdia não só se recebe, mas se coloca em prática. Quer dizer, diz Francisco, “só seremos realmente felizes se entrarmos na lógica divina do dom, do amor gratuito, sem medida”: “a misericórdia não é bonomia nem mero sentimentalismo”.

Francisco propõe aos jovens: escolham, entre janeiro e julho de 2016 uma obra de misericórdia corporal e uma espiritual para colocar em prática a cada mês.
A mensagem da Divina Misericórdia é “um programa de vida muito concreto e exigente”, que implica obras, entre as quais perdoar quem nos ofendeu, afirma.

Justiça e misericórdia andam juntas

O Papa reitera que a misericórdia é o único caminho para vencer o mal, mesmo sendo ele a guerra ou a violência.
A justiça, diz a Mensagem, é necessária, mas não suficiente, porque “justiça e misericórdia devem caminhar juntas”.

Cracóvia nos espera! “Cracóvia espera-nos com os braços e o coração abertos!”, afirma com ênfase o Papa aos jovens:

“Vinde a Ele e não tenhais medo”! (JSG)

Da Redação Gaudium Press, com informações RV.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas