Gaudium news > 35ª Romaria marcará início da peregrinação da imagem de Aparecida em Passo Fundo

35ª Romaria marcará início da peregrinação da imagem de Aparecida em Passo Fundo

Passo Fundo – Rio Grande do Sul (Terça-Feira, 29/09/2015, Gaudium Press) Desde maio deste ano, a Arquidiocese de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, uma imagem peculiar de Nossa Senhora Aparecida, idêntica à original, trazida de Aparecida (SP), visita as congregações religiosas e, a partir do dia 11 de outubro, na 35ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida, passará a peregrinar pelas 53 paróquias e mais de 800 comunidades, nos 47 municípios da região. A peregrinação marca os três anos preparatórios para a comemoração dos 300 anos do encontro no Rio Paraíba, que ocorrerá em julho de 2017, com a possível presença do papa Francisco, em Aparecida.

A visita da imagem iniciará pela paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia, de Tapera, de 11 a 24 de outubro, e segue por esta área pastoral. Em seguida, passa pelas regiões de Tapejara, de 27 de dezembro a 16 de janeiro, depois pelas áreas de Guaporé e Casca, a partir de fevereiro e maio, respectivamente. Em junho de 2016, a imagem chega à região de Sarandi, seguindo em agosto para a área de David Canabarro. Passo Fundo acolhe a imagem de outubro a dezembro de 2016, entregando em seguida para a área de Marau. A cidade de Carazinho será a última a receber a visita da Santa, de abril a julho de 2017.

Considerada a segunda maior romaria do Brasil em homenagem à Santa, a atividade será realizada no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na cidade gaúcha, com o tema “Com a Mãe Maria, vamos cuidar da vida”. Em todas as suas edições, a romaria reza de forma especial três intenções, escolhidas a partir do contexto atual que a Igreja vivencia. Neste ano, as intenções serão: para que a cultura do cuidado com a vida seja iniciada na família; para que a Arquidiocese fortaleça a cultura vocacional, incentivando jovens a seguirem o chamado de Jesus a cuidar da vida; e para que a peregrinação da imagem de Aparecida anime a fé das famílias, da vida religiosa e das comunidades.

De acordo com o padre Mateus Danieli, reitor do Santuário e coordenador da romaria, a edição deste ano quer coroar a caminhada evangelizadora da Arquidiocese. Ele afirma que a romaria tem sempre um duplo sentido: celebrar a devoção a Mãe Aparecida, e ao mesmo tempo, coroar a caminhada pastoral da arquidiocese. “Então, este ano, ao celebrarmos 35 romarias em honra da Mãe de Jesus, podemos sentir em nosso coração a alegria da Igreja que caminha, dia a dia, renovando a esperança do Reino de Deus”, avaliou.

O Santuário Gaúcho de Nossa Senhora Aparecida

Localizado às margens da RST 153, acesso à Ernestina, no bairro que leva o mesmo nome, o Santuário Nossa Senhora Aparecida conta um pórtico de entrada, com 12 metros de altura, 30 metros de largura e composto por três portais.

Na estrutura do local existe capacidade de estacionamento para 300 ônibus e 2 mil veículos. Ainda dispõe de 120 leitos de hospedagem para o turismo religioso, inclusive com alimentação. Mensalmente o local é visitado por 5 mil fiéis, vindos de várias regiões do País. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas