Gaudium news > Milhares de jovens argentinos participam de Peregrinação à Luján

Milhares de jovens argentinos participam de Peregrinação à Luján

Luján – Argentina (Sexta-feira, 02-10-2015, Gaudium Press) Sob o lema “Obrigado Mãe por estar sempre ajudando-nos a cuidar da nossa Pátria”, ocorrerá neste sábado, 03 de outubro, a 41ª Peregrinação Juvenil a Luján.Milhares de jovens argentinos participam de Peregrinação à Luján.jpg

Milhares de jovens argentinos se reunirão às 12h nas portas da Paróquia São Cayetano de Liniers para percorrer 60 quilômetros a pé com a imagem de Nossa Senhora para chegar na manhã do domingo, 04, ao Santuário de Nossa Senhora de Luján onde se celebrará a Missa central presidida pelo Arcebispo de Buenos Aires e Primaz da Argentina, Cardeal Mario Aurelio Poli. O acompanharão no altar montado nas portas da Basílica o Arcebispo de Mercedes-Luján, Dom Agustín Radrizzani, SDB, e os Bispos da região pastoral de Buenos Aires.

De acordo com o Padre Juan Bautista Xatruch, um dos animadores da peregrinação, que foi citado pela AICA, “a ideia é que todos os peregrinos deixem uma vela no lugar onde estejam caminhando até a Basílica. Que compartilhem essa luz, que passem de mão em mão e que iluminem o andar sob o manto de Nossa Virgem de Luján, a Virgem Gaúcha e Padroeira dos Argentinos”.

Devido a numerosa afluência de fiéis, que incrementa a cada ano, se contará com o apoio de mais de 6 mil voluntários em 60 postos sanitários que estarão disponíveis ao longo do percurso processional.

A primeira Peregrinação Juvenil a Nossa Senhora de Luján ocorreu em outubro de 1975 após o desejo de um grupo de jovens que, guiados por um sacerdote, queriam favorecer o encontro de Maria com seus filhos. Naquela ocasião concorreram por volta de 30 mil jovens, um número que ano após ano se intensifica, sendo a peregrinação um dos eventos mais importantes da juventude católica na Argentina hoje.

Nossa Senhora de Luján é a Padroeira da Argentina. A imagem, elaborada em terracota, ia ser enviada ao Brasil após ter chegado ao porto de Buenos Aires em 1630, mas o veículo que a transladava ao seu destino final deixou de mover-se de maneira inexplicável no terceiro dia de viagem; até não se descer a caixa que continha a imagem, o carro não pode se mover. Então, quem a transportavam entenderam que a Santíssima Virgem desejava permanecer naquele lugar.

Outros sucessos inexplicáveis ocorreram posteriormente. Quando se tratava de entronizar a imagem em um oratório, ela desaparecia e se encontrava sempre no lugar do primeiro sucesso, o que reforçou a devoção popular e obteve a aprovação para o apropriado culto à invocação. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas