Gaudium news > Pesquisa universitária revela valorização cultural por meio de capelas e festas litúrgicas

Pesquisa universitária revela valorização cultural por meio de capelas e festas litúrgicas

Taubaté – São Paulo (Segunda-feira, 05-10-2015, Gaudium Press) A Universidade de Taubaté, no interior do Estado de São Paulo, realiza um estudo acerca da valorização da cultura rural embasada na religiosidade de capelas e comunidades locais.

view (10).jpgO projeto de extensão intitulado “Capelas e Festas Religiosas: Valorizando a Cultura Rural” é visto como uma forma de compreensão e resgate da história das capelas rurais, muitas inclusive, centenárias.

A primeira fase do projeto abordou a área rural da cidade de Tremembé como forma de estudo, sendo coordenado pelos professores César Augusto Eugênio e Mauro Castilho.

Segundo a instituição de ensino, a pesquisa nas comunidades é realizada através de arquivos e documentos oficiais e da igreja, bem como recolhimento de depoimentos de moradores da região, avaliação arquitetônica, acompanhamento de festas litúrgicas e organograma atual das comunidades.

“Fizemos um estudo arquitetônico, a arquitetura conta muito a história da capela, da época em que foi construída, quem fez, como foi construída, quais motivos fizeram com que essa construção fosse edificada”, relata o professor César Augusto Eugênio.

César comentou ainda a respeito do contato com os habitantes de Taubaté sobre o aspecto histórico das igrejas católicas em Taubaté.

“O conjunto disso tudo fez com que nós também ficássemos envolvidos com a dinâmica das atividades atuais, nos obrigou, nesses encontros, que foram maravilhosos e estão registrados nas nossas memórias, verificar como essas pessoas mantém raízes e laços muito sólidos com a suas comunidades, esse trabalho possibilitou, a essas pessoas, compreenderem a sua própria identidade. Percebemos que eles se sentiram valorizados, por darem entrevistas, oferecem suas casas, álbuns e fotos de famílias”, contou.

Após finalizada a primeira fase do projeto, será concebido um livro que retrará as capelas e as pessoas que formam a comunidade, com previsão de lançamento até o final de outubro, durante o Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED), entre os dias 20 e 22 de outubro.

Agora, o Projeto dará prosseguimento com suas pesquisas de valorização da cultura rural a partir das capelas e festas religiosas sediadas em outras cidades paulistas como Lagoinha e São Luís do Paraitinga. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas