Gaudium news > Igreja no Brasil vivencia mês missionário

Igreja no Brasil vivencia mês missionário

Brasília (Segunda-feira, 05-10-2015, Gaudium Press) A Igreja Católica vem intensificando cada vez mais as ações de formação em vista das missões. Neste mês de outubro, principalmente, a programação do Mês Missionário no Brasil, a programação terá início a partir do dia 18 de outubro, com a Coleta Nacional do Dia Mundial das Missões.

Gaudium Press.jpg

Entre as regiões participantes no país, a Arquidiocese de Salvador, por exemplo, repassará integralmente as ofertas arrecadadas nesse dia para as Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Vale ressaltar que a data foi instituída pelo Papa Pio XI, em 1926, como um dia de oração e ofertas pela evangelização nos cinco continentes.

O missionário redentorista e coordenador do Conselho Missionário Regional NE 3 da CNBB, Padre Antônio Niemiec, lembrou que através da missão de Nosso Senhor Jesus Cristo, bem como da Igreja, que é possível compreender o caráter missionário que cerca a vida cristã.

“A missão é a essência mesma do ser cristão, é a razão de ser e o objetivo da vida cristã, é participação do ser?enviado de Jesus, de sua existência entregue ao Pai e voltada para a salvação dos homens”, disse.

Com base no pedido pelo próprio Jesus: “Ide pelo mundo inteiro e pregai o Evangelho” (Mc 16, 15), a Igreja baiana se atenta ao trabalho missionário, se colocando sempre em missão diariamente.

Atualmente, as 112 paróquias que compõem o território arquidiocesano, além de congregações religiosas, comunidades, pastorais, movimentos, grupos, Irmandades, Devoções e Ordens Terceiras, desenvolvem inúmeros trabalhos com o propósito de evangelizar a população.

Em sua encíclica apostólica, “Evangelii Gaudium” (A Alegria do Eavngelho), o Papa Francisco definiu a missão como um ato de paixão por Jesus Cristo e pelo seu povo. Segundo o Pontífice, “a missão não é uma parte da minha vida, não é um apêndice ou um momento entre tantos outros da minha vida. É algo que eu não posso arrancar do meu ser, se não me quero destruir. Eu sou uma missão nesta terra”.

“É por isso que o Papa Francisco nos exorta, constantemente, para que sejamos uma Igreja em saída. Mas, comunicar o Evangelho não é a preocupação dominante da maior parte dos cristãos na atualidade. Talvez seja esse o maior problema da Igreja na cidade”, acrescentou Padre Antônio. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas