Gaudium news > Festa da Penha é celebra com Caminhada da Paz, no Rio

Festa da Penha é celebra com Caminhada da Paz, no Rio

Rio de Janeiro (Segunda-feira, 05-10-2015, Gaudium Press) As festividades pelos 380 anos do Santuário de Nossa Senhora da Penha, na Penha, no Rio de Janeiro, foram oficialmente inauguradas com uma Missa presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta, na manhã deste domingo, 4 de outubro.

Gaudium Press.jpg

Em alusão ao mês de outubro, quando a Igreja Católica celebra o mês missionário, o Cardeal Orani se embasou na temática para recordar a memória de São Francisco de Assis, bem como a Caminhada pela Paz e a unidade com o Papa Francisco através da abertura, no Vaticano, da 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que neste ano, tratará a “Vocação e missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.

Antes da cerimônia, houve a bênção da maquete de um novo espaço onde o reitor, Padre Tiago Sardinha, deseja construir no território do santuário, a fim de acolher grandes eventos.

Logo depois, os fiéis se reuniram para junto com Dom Orani darem início a Caminhada pela Paz, subindo a escadaria do santuário. Ao chegar ao alto do penhasco, aconteceu a execução do Hino Nacional e do Hino Pontifício, apresentado pela banda do Colégio da Penha.

Além disso, foi apresentado o novo manto de Nossa Senhora da Penha, em alusão ao tema “Maria, exemplo de esperança para a missão”. Em seguida, a Imagem da Padroeira foi conduzida ao santuário pelas Damas e Cavalheiros, sendo acompanhada pelos devotos e pelo pelo vice-reitor, Padre Jair de Freitas Guimarães.

Jesus diz que veio para restaurar as origens, a criação

Na Santa Missa, Dom Orani lembrou que a Palavra de Deus contemplada na liturgia é como se fosse um presente que veio ao encontro da temática do Sínodo das Famílias, convocado pelo Papa Francisco, no Vaticano.

Segundo o Arcebispo, “quando perguntam para Jesus, querendo colocar ele numa cilada, já que Moisés tinha dado a possibilidade de uma carta de divórcio, Jesus diz que veio para restaurar as origens, a criação, o plano de Deus, porque no começo não era assim”.

Para o Cardeal Orani, “o homem e a mulher se complementam”, uma vez que “foram criados por Deus da mesma substância, da mesma carne, dos mesmos ossos”, e sendo assim, “o homem, que não foi criado para ficar só, deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua esposa, serão uma só carne e juntos, se constituirão em família”.

O purpurado ainda advertiu: “quando não se vive de acordo com o plano de Deus, surgem as consequências. O ‘casa e separa’, o deixar de confiar em alguém, os interesses afetivos e econômicos no lugar do amor verdadeiro, a perda de laços com os avós, familiares e até consigo mesmo podem levar a pessoa humana a solidão, e com ela toda uma sociedade”.

Sobre Nossa Senhora da Penha, o Arcebispo do Rio de Janeiro se atendou a necessidade percebermos a mensagem de Maria Santíssima, pois “somos convidados a voltar às origens, em ser uma Igreja de portas abertas, em saída, que acolhe e anuncia o amor de Deus e quer curar os corações feridos e propor caminhos novos para a família hoje”.

No final, Dom Orani concluiu dizendo: “Senhor, fazei-nos instrumentos de Vossa paz. Restaurai nossas famílias, dá-nos o dom da partilha e da fraternidade, e reconduz nossos corações para fazer a Vossa vontade. Que sejamos uma Igreja samaritana e peregrina, em saída, e de portas abertas. Como animados discípulos missionários, possamos ir em missão pelos caminhos da grande cidade, em todas as periferias existenciais anunciando a alegria do Evangelho. E levando a todos a boa notícia de que somos irmãos, possamos enquanto cristãos presentes na sociedade, ser sinais de Cristo ressuscitado, vivo e presente no meio de nós”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas