Gaudium news > Capela de Nossa Senhora do Monserrate faz campanha para restauração do altar, no Rio

Capela de Nossa Senhora do Monserrate faz campanha para restauração do altar, no Rio

Rio de Janeiro (Terça-feira, 06-10-2015, Gaudium Press) A região de Vargem Pequena, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, é considerada um dos berços da Igreja Católica no Estado Brasileiro, uma vez que a imagem de Nossa Senhora do Monserrate adentrou no local no século XVII, originando mais tarde na construção da Capela dedicada a Virgem Santíssima.

Inicialmente, a Capela Nossa Senhora do Monserrate, em Vargem Pequena, foi edificada no século XVIII, sendo posteriormente tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em janeiro de 1979. Mais tarde, passou por reformas em 1986. Contudo, a verba na época foi o insuficiente, o que implicou na finalização dos restauros do altar do templo.

Hoje, mesmo tendo sido desmontado e descupinizado, após a liberação do Inepac, o auxílio prometido para a reforma do altar não aconteceu.

O pároco da Paróquia São Sebastião, em Vargem Grande, padre Ricardo Batkiewicz, e que também é responsável pela igreja de Nossa Senhora de Monserrate, afirmou que o projeto para a reconstrução está pronto, porém a restauração ainda depende de recursos. E por esse motivo, a comunidade tem intensificado uma campanha para a finalização dos restauros do altar.

“Durante o projeto, foi feito o mapeamento do altar e tudo está pronto para começar a obra”, disse, lembrando ainda que “o início da restauração depende dos frutos da campanha da receita para essa finalidade”.

Trazida da Catalunha, na Espanha, origem da devoção mariana a Monserrate, a Imagem de madeira escura da Virgem Maria chegou ao Rio de Janeiro logo foi abrigada em uma capela a 120 metros acima do nível do mar, em Vargem Grande, construída em 1700.

Após quase um século, houve um violento temporal na região, causando a devastação da capela. Sensibilizados, os moradores conseguiram resgatar da imagem de Nossa Senhora do Monserrate das águas do rio.

Nisso, a imagem foi acolhida na Capela de Nossa Senhora do Pilar. Anos mais tarde, réplica da padroeira foi roubada e a capela teve o nome modificado para Nossa Senhora do Monserrate, o que deixou a comunidade de Vargem Grande sem igreja durante 80 anos.

No ano de 1920, a família Baltar, vista como uma das mais nobres do Estado do Rio de Janeiro, resolveu então construir na região a Igreja de São Sebastião, que ficou a cargo de administrar a Capela de Monserrate.

Tombada pelo patrimônio histórico, a igreja foi se deteriorando com o passar do tempo. Em meados de 1980, a comunidade havia planejado uma campanha para a restauração, tendo início cinco anos depois. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas