Gaudium news > Promovem em Roma peregrinação para catequizar por meio da arte

Promovem em Roma peregrinação para catequizar por meio da arte

Roma – Itália (Terça-feira, 06-10-2015, Gaudium Press) “Catequese com arte. Aprender de Roma, uma cidade rica em misericórdia”, foi o título da peregrinação e itinerário de Fé e iniciativa de evangelização através da arte, que promovem para este ano pastoral (2015 – 2016) as Missionárias da Divina Revelação. A iniciativa foi inaugurada neste domingo, 04 de outubro, com uma peregrinação a pé que começou na Praça de São Pedro e terminou no Santuário de Santa Maria del Terzo Millenni alle Tre Fontane.

Promovem em Roma peregrinação para catequizar por meio da arte.jpg

A peregrinação, findada como um percurso pelo centro histórico de Roma, o Arco de Constantino e a Basílica de São Paulo Extramuros, conjuga a catequese e a arte, que é o objetivo principal das Missionárias da Divina Revelação ao promover estes itinerários de Fé, como o explicou Sor Rebecca Nazzaro, Superiora das Missionárias da Divina Revelação, que foi entrevistada por RomaSette.it: “Nossa missão é dar a conhecer a riqueza artística e histórica que se unem à Fé, e que se conserva em nossas Basílicas. Em geral se começa com uma apresentação da Igreja, nos detemos a explicar uma capela ou uma pintura que se conservou, e depois concluímos com uma oração”.

Esta não é a primeira vez que as missionárias realizam este tipo de itinerários. A iniciativa leva já uma década, e este ano pastoral chega já a sua XI edição, última cujo fio condutor é a misericórdia, temática que foi escolhida por ocasião do Jubileu Extraordinário da Divina Misericórdia convocado pelo Papa Francisco e que se iniciará no próximo dia 08 de dezembro.

Justamente, a primeira Basílica na qual se iniciará a catequese -evento que ocorrerá no próximo dia 10 de outubro- será a de Sant’Andrea delle Fratte. De acordo com Sor Nazzaro, “ali se concretiza a misericórdia do perdão e da conversão do coração que a Mãe de Deus concedeu ao ateu Alfonso Ratisbonne”.

As seguintes catequeses ocorrerão assim: No dia 14 de novembro na Basílica de San Lorenzo al Verano; no 12 de dezembro na Igreja dos Frades Capuchinhos da Imaculada Conceição; no dia 23 de janeiro será o turno da Basílica de São Pedro no Vaticano; no dia 13 de fevereiro na Basílica de São João de Latrão; no dia 12 de março na Basílica de Santa Práxedes; e no dia 09 de abril na Basílica de Santa Maria sopra Minerva. O itinerário será concluído no dia 14 de maio com a peregrinação à igreja de Santo Agostinho em Campo Marzio onde se encontra a Virgem dos peregrinos.

Os itinerários são realizados atualmente por meio de dois grupos, um para os adultos e outro para os jovens, devido o número de pessoas que com os anos se somaram à iniciativa. “No início éramos poucos, depois, com o passar dos anos, nos fizemos mais numerosos. Hoje reunimos 200 pessoas por encontro. Por isto devemos formar dois grupos, um para os mais jovens, outro para os adultos, e introduzir o uso das áudio guias para favorecer uma maior concentração do percurso”, comenta Sor Nazzaro.

Graças a esta proposta catequética muitas pessoas aprofundaram na história cristã da Cidade Eterna, assim como a Fé, como se expõem a partir do website das Missionárias da Divina Revelação: “Os itinerários de arte e Fé nos propõem o valorizar o patrimônio histórico, artístico e religioso que a cidade de Roma oferece a todo o mundo. Sua singular história faz que seja a meta do turismo, que cada vez mais assume a forma de uma peregrinação inspirada na memória dos Apóstolos, dos mártires, dos Santos e a presença do Vigário de Cristo, o Papa. Oferecem a ocasião privilegiada para descobrir as raízes cristãs de nossa história e de nossa Fé. A Igreja, através da beleza, pretende dar a conhecer o esplendor da verdade a todos os homens”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas