Gaudium news > Basílica de Guadalupe no México promove Rosário Vivo

Basílica de Guadalupe no México promove Rosário Vivo

Cidade do México – México (Quarta-feira, 07-10-2015, Gaudium Press) A capital mexicana se prepara mais uma vez para celebrar o tradicional Rosário Vivo com o qual todos os anos, durante o mês o Santo Rosário -que se celebra em outubro-, se rende uma homenagem à Mãe de Deus.

Basílica de Guadalupe no México promove Rosário Vivo 1.jpg

A 24ª edição desta celebração, que é animada a partir da Arquidiocese do México, ocorrerá no próximo dia 10 de outubro, mas nesta oportunidade não se realizará no Estádio Azul, como vinha ocorrendo nos anos anteriores, mas na Basílica de Guadalupe, diante da imagem da “Moreninha de Tepeyac”.

Dom Pedro Agustín Rivera, responsável pelos eventos massivos e evangelizadores da Arquidiocese, explicou que a mudança de sede do Rosário Vivente se deve a uma decisão tomada a partir do Conselho Episcopal da Arquidiocese, que encabeça o próprio Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo e Primaz do México. O conselho considerou oportuno rezar o Santo Rosário diante da Guadalupana, para assim colocar nas mãos dEla vários importantes acontecimentos para a Igreja, como é o Sínodo da Família -iniciado no dia 04 de outubro-, e o Jubileu Extraordinário da Misericórdia que convocou o Papa Francisco e iniciará no dia 08 de dezembro.

“O Rosário Vivo Arquidiocesano do México é uma belíssima experiência evangelizadora na qual a cada ano participam milhares de pessoas, o qual se manifesta em milhares de bênçãos para a Arquidiocese do México. O fato de que nesta ocasião se realize na Basílica de Guadalupe lhe dará um novo matiz”, comentou Dom Agustín Rivera, que ainda disse que durante o ato massivo se pedirá também “pela evangelização e pelos jovens, temas que foram de completo interesse para o Cardeal Rivera Carrera”.

Devido a que o Primaz do México se encontra participando do Sínodo dos Bispos, o Rosário Vivo deste ano será presidido por um dos Vigários Episcopais da Arquidiocese mexicana. Como em outras ocasiões também se espera a nutrida participação dos vicariatos ad jurisdição eclesial, que participarão cada uma com uma cor distintiva.

“Convido todo mundo a participar, levando seus rosários e suas velas, mesmas que se acenderão no momento da ladainha”, convoca Dom Agustín Rivera.

O Rosário Vivo é um dos três eventos multitudinários que a cada ano ocorrem na Arquidiocese do México. Milhares de pessoas se reunirão durante outubro para orar unidos o Santo Rosário e encomendar à Mãe de Deus as intenções da Igreja e do México. Os outros dois eventos multitudinários são a peregrinação anual à Basílica de Guadalupe e a festividade de Corpus Christi.

Basílica de Guadalupe no México promove Rosário Vivo 2.jpg

Justamente durante o último Rosário Vivo, celebrado no Estádio Azul no dia 11 de outubro de 2014, o Cardeal Rivera anunciou que em 2016 se realizará o Congresso Eucarístico Arquidiocesano. “Lhes convido para que, quando estejamos diante de Jesus Sacramentado, peçamos pelo êxito do trabalho pastoral que realizamos na Arquidiocese do México e para que, com entusiasmo, preparemos e realizemos no ano de 2016 nosso Congresso Eucarístico Arquidiocesano”, como assinalou o purpurado nessa oportunidade. Razão pela qual, o Santo Rosário do próximo dia 10 de outubro servirá também de preparação para o encontro Eucarístico no ano que vem. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas