Gaudium news > Apresentado em Belém o cronograma do Congresso Eucarístico Nacional 2016

Apresentado em Belém o cronograma do Congresso Eucarístico Nacional 2016

Belém – Pará (Quinta-feira, 08-10-2015, Gaudium Press) No lançamento do projeto do Congresso Eucarístico Nacional 2016, nesta segunda-feira, 5 de outubro, o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, comentou que a Igreja paraense “tem em mãos a responsabilidade de mostrar para o Brasil as nossas riquezas. A maior riqueza que podemos oferecer é a nossa Fé”.

O Congresso Eucarístico Nacional 2016, que acontece entre 15 e 21 de agosto de 2016, terá como tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária” e lema “Eles o reconheceram no partir do Pão”.

Gaudium Press.png

Na ocasião, a cerimônia de apresentação do evento contou com a presença de diversas autoridades eclesiásticas, entre eles, o próprio arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa e Dom Irineu Roman.

O Arcebispo ressaltou aos participantes do encontro a importância da parceria pelo êxito do Congresso Eucarístico, que ocorre em consonância com o aniversário de 400 anos da cidade de Belém, bem como os 400 anos de evangelização na Amazônia.

Além disso, foram apresentados o hino do primeiro Congresso Eucarístico, em Belém, em 1953, e o hino do próximo encontro.

Congresso Eucarístico Nacional 2016

Segundo informações, a organização espera receber neste período cerca de 1,5 milhão de pessoas, desde leigos, religiosos e membros de comunidades de vida e religiosa até sacerdotes e centenas de autoridades eclesiásticas, como o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, que inclusive, já confirmou sua participação.

Ao longo da programação do congresso, serão realizadas celebrações eucarísticas no Estádio Jornalista Edgar Augusto Proença (Mangueirão), assim como a Feira de Exposição Arte-Sacra e Simpósio Teológico.

Já as atividades religiosas incluem a procissão eucarística fluvial, no Portal da Amazônia, e diversas celebrações nas paróquias e na Catedral Metropolitana, sendo presididas por cardeais e bispos convidados.

O Congresso Eucarístico Nacional 2016 se encerra com uma missa no Forte do Presépio, local da fundação da cidade de Belém do Pará e considerado o início da evangelização da Amazônia. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas