Gaudium news > Aumenta o número de virgens consagradas na Espanha

Aumenta o número de virgens consagradas na Espanha

Valência – Espanha (Quinta-feira, 08-10-2015, Gaudium Press) A Arquidiocese de Valência, Espanha, conta com uma nova virgem consagrada. Trata-se de Maria Ángeles Rius, natural de Ontinyent, que realizou sua consagração em uma cerimônia presidida pelo Arcebispo, Cardeal Antonio Cañizares. A nova consagrada é a mulher número doze a unir-se a esta ordem secular que surgiu espontaneamente no século II e que foi restaurado em 1970, estando presente em Valência desde 2005.Aumenta o número de virgens consagradas na Espanha.jpg

Maria Ángeles relatou à Religión en Libertad que sua vocação foi percebida desde a primeira comunhão, quando por sua altura corporal alguém murmurou. “Olha, parece a noiva de Jesus”. “E pensei: Eu sempre serei a noiva de Jesus. E assim tem sido: minha virgindade era do Senhor”. Este desejo se cumpriu finalmente décadas depois em sua consagração. “Agora estou super feliz de ser sua esposa”, expressou.

Ao continuar sendo seculares, as virgens consagradas servem à Igreja em diversas funções sem pertencer a uma comunidade específica. No caso da nova consagrada, seu serviço é o de transmitir a catequese de confirmação. Maria Ángeles já havia feito um discernimento vocacional em um convento de dominicanas, que lhe aconselharam por sua vocação pessoal à vida ativa e o trabalho paroquial.

Os requisitos que as virgens consagradas devem cumprir incluem o não ter contraído matrimônio, nem ter vivido em estado oposto à castidade, ter entre 30 e 50 anos e demonstrar maturidade suficiente, assim como compromisso espiritual para assumir o compromisso de castidade vitalícia assumido na consagração.

O ritual, restaurado sob o pontificado de Paulo VI, é um dos mais antigos da Igreja e representa um matrimônio da virgem consagrada com Jesus Cristo. O Bispo (ou o sacerdote) coloca um anel nupcial na mão da consagrada e impõem sobre ela um véu que simboliza a chegada do Espírito Santo. As virgens se prostram completamente durante as ladainhas de uma forma similar a como o fazem os ordenados ao sacerdócio em sinal da entrega plena a Deus. As consagradas recebem o livro da Liturgia das Horas, já que seus deveres incluem uma vida de oração cotidiana em união com a Igreja. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas