Gaudium news > Iniciam os trabalhos de restauração de mural oculto em paróquia mexicana

Iniciam os trabalhos de restauração de mural oculto em paróquia mexicana

Xochimilco – México (Sexta-feira, 09-10-2015, Gaudium Press) O Instituto Nacional de Antropologia e História (INHA) do México iniciou recentemente os trabalhos de restauração de um mural que por séculos permaneceu oculto atrás do retábulo principal da Paróquia de São Bernardino de Siena em Xochimilco, antigo mosteiro edificado pelos missionários franciscanos no século XVI.Iniciam os trabalhos de restauração de mural oculto em paróquia mexicana 1.jpg

A obra, que mostra representações de santos frades franciscanos, foi descoberta na década de noventa quando se adiantavam no templo vários trabalhos de restauração após os danos ocasionados por um sismo que devastou a Cidade do México em 1985.

De acordo com o historiador Melchor Soto Canchola, que é citado pelo Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME), quando se intervinha a parte posterior do retábulo principal se viu no muro um monumental trabalho artístico, quer dizer, um pré-retábulo no qual aparecem representações de Santos da Ordem dos Frades Menores, que aparecem entre imagens pictóricas de Xochimilco. Em toda a obra se distinguem quatro grandes pinturas.

O descobrimento chamou a especial atenção dos investigadores, sobretudo porque a obra foi elaborada em papel amate um material que utilizavam os indígenas para a realização de códices pré-hispânicos; além de ser uma obra única no mundo, devido ao seu grande tamanho e a técnica artística utilizada. “Estamos falando de que os panos têm mais de 3 metros de altura por 2,8 de largura; haveria seis quadros resgatáveis, todos elaborados em papel amate, uma espécie de lâmina vegetal fibrosa fabricada de maneira artesanal a partir do corte de algumas árvores”, diz o historiador.

Canchola também descreve a obra: “Foi elaborada com muito cuidado e com uma grande técnica artística. Na parte superior do lado esquerdo se vê uma cortina em tom azul que se abre para mostrar uma moldura de flores pintadas ao estilo pré-hispânico; na parte baixa, entre caixas formadas com este tipo de cordões característicos dos Franciscanos, se pode apreciar a figura de um Santo ataviado com o hábito café, que levanta uma mão e o rosto ao céu. Mais abaixo há outro santo, provavelmente São Francisco de Assis, e do lado contrário do muro há mais um, de aspecto doce e piedoso”.Iniciam os trabalhos de restauração de mural oculto em paróquia mexicana 2.jpg

A igreja de São Bernardino de Siena foi construída aproximadamente no ano de 1535, sendo um dos principais templos edificados durante a conquista espanhola, devido a sua localização no centro da Xochimilco, e a qual facilitou o encontro entre o indígena, o espanhol e os primeiros mestiços, sendo epicentro do trabalho dos missionários franciscanos em terras americanas. Entre os missionários que passaram por este lugar se encontram os frades Bartolomé de Olmedo e Francisco de Soto, que participaram na edificação do templo, cujos trabalhos culminaram em 1590.

Do templo se destaca o retábulo principal, que se caracteriza por sua particular ornamentação. Nela se destacam pinturas de Jesus, Nossa Senhora e São Bernardino de Siena, assim como várias talhas de Santos em madeira policromada.

À entrada da Igreja se encontra uma imagem de São Judas Tadeu, uma das mais veneradas pelos fiéis que chegam ao lugar. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas