Gaudium news > Missa de Ação de Graças homenageia os jovens servidores do altar

Missa de Ação de Graças homenageia os jovens servidores do altar

Brasília (Sexta-feira, 09-10-2015, Gaudium Press) Os auxiliares dos sacerdotes e diáconos com os paramentos litúrgicos são considerados os servidores do altar. Em sua maioria, são representados por crianças e jovens ao longo das celebrações eucarísticas.

Gaudium Press.jpgE como forma de congratular o trabalho realizado por essas pessoas, que se predispõem a serviço de Deus, a Arquidiocese de Brasília organiza uma Santa Missa em Ação de Graças pelos Servidores do Altar no dia 10 de outubro, às 10h, na Catedral Metropolitana. Na ocasião, será presidida pelo bispo auxiliar Dom Marcony Ferreira.

Dentre os principais serviços prestados por esses está o de Acólito Extraordinário – popularmente conhecido como coroinha -, contudo, existem outras funções assumidas por eles, conforme explicou o seminarista responsável pela Animação Vocacional de Brasília, (SAV), Rener Olegário Lopes.

“Os servidores do altar podem ser: coroinhas: com uma faixa etária entre 07 a 14 anos, servem e contribuem para melhor organização dos objetos litúrgicos; Guardiãs: são somente moças, à partir dos 14, que ajudam no suporte e organização dos momentos com o Santíssimo Sacramento; Acólitos: trabalho exercido por moças ou rapazes, a partir dos 14 anos, que servem como os coroinhas, no serviço do altar; e Cerimoniários: são jovens, normalmente homens, a partir dos 17 anos, que ajudam diretamente na organização de todas as celebrações nas paróquias”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Brasília

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas