Gaudium news > Exposição nas Filipinas apresenta tradição de vestir imagens religiosas

Exposição nas Filipinas apresenta tradição de vestir imagens religiosas

Manila – Filipinas (Sexta-feira, 09-10-2015, Gaudium Press) Uma particular exibição de ricos e belos vestuários ocorrerá em Manila, Filipinas, a partir do próximo dia 12 de outubro. Não se trata de vestes históricas de governantes e reis, nem os trajes militares dos generais, mas lhes competem ou ultrapassam na qualidade de sua manufatura, a riqueza de seus bordados e decorações e a magnificência de seus portadores. Trata-se da rica tradição de “pagdadamit ng santo”, as vestimentas elaboradas para as veneradas e milagrosas imagens de Jesus Cristo, a Santíssima Virgem e os Santos.

Exposição nas Filipinas apresenta tradição de vestir imagens religiosas.jpg

Sob o título de “Pagdadamit: A tradição filipina de vestir as imagens religiosas”, o Museu da Arquidiocese de Manila em Intramuros, no terceiro andar do Arcebispado, apresenta uma coleção de mais de 300 anos de história. “Aqui se pode observar a profunda religiosidade dos filipinos e seu talento artístico, o matrimônio entre espiritualidade e criatividade”, indicou a Arquidiocese.

A apresentação oficial afirma que a exposição busca mostrar a história e a identidade das pessoas que trabalharam para criar os mantos e os bordados em ouro e as peças de ourivesaria que enfeitam as imagens sagradas. Filipinas conta com uma ampla tradição transmitida desde os colonizadores espanhóis e continuada no país, inclusive por famílias que possuem suas próprias imagens e as veneram de maneira privada.

A arte ajuda a Fé

A exposição busca mostrar ainda a beleza destes elementos de arte sacra e profundo papel da Fé. “A arte pode ajudar o florescimento da Fé”, recorda a apresentação oficial. “A arte dirige os sentidos e a mente até o Transcendente, de alguma maneira fazendo ponte sobre o abismo entre o Infinito e o Finito. Em um certo sentido, estas imagens e santos conectam a Cristo com os fiéis, os Santos com os pecadores”.

A Arquidiocese destacou o “pagdadamit ng santo” como uma forma de devoção popular intimamente ligada a muitas práticas devotas que tem contribuído para alimentar a Fé no território. O ato de vestir os Santos faz parte do compromisso pessoal e comunitário de Fé e foi desenvolvido por devotos e confrarias.

A exibição estará presente por um tempo indefinido no Museu da Arquidiocese de Manila e pode ser apreciada de segunda a sexta das 08h30 às 16h30. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas