Gaudium news > Festa da Padroeira do Brasil leva milhares de fiéis a casa da Mãe Aparecida

Festa da Padroeira do Brasil leva milhares de fiéis a casa da Mãe Aparecida

Aparecida – São Paulo (Terça-feira, 13-10-2015, Gaudium Press) As festividades em honra a Nossa Senhora Aparecida tiveram seus últimos dias repletos de momentos de Fé e de alegria por parte dos fiéis e devotos que lotaram a Basílica Santuário da Padroeira do Brasil neste final de semana.

Gaudium Press.jpg

Nesta segunda-feira, 12 de outubro, dia em que comemoramos a Solenidade da Virgem Santíssima, o Santuário de Aparecida, milhares de pessoas presentes na cerimônia puderam honrar o nome da Mãe do Filho de Deus refletindo o tema central da festa, “Com Maria, em Jesus, chegamos à glória”.

A temática, além de convidar os devotos, assim como todo o povo brasileiro a caminhar com Maria e Nosso Senhor Jesus Cristo pelos Mistérios Gloriosos, enfatizou que a vida é o bem maior de toda a humanidade, uma vez que nesses mistérios a Igreja recorda que a vida triunfou sobre a morte.

Na ocasião, a celebração eucarística solene foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, sendo ainda concelebrada pelo bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci Nicioli, representando o Cardeal Arcebispo Dom Raymundo Damasceno que se encontra presente no Sínodo dos Bispos em Roma, entre outras autoridades eclesiásticas que acompanharam a festa.

Os fiéis marianos que estavam dentro da Basílica tiveram o privilégio de acolher a entronização da Imagem da Rainha e Padroeira do Brasil, vinda em um carro andor ornamentado pelo mapa do país feito de flores.

“Sinal que apareceu no céu”

Em sua homilia, Dom Krieger disse que Maria Santíssima foi o “sinal que apareceu no céu”. Além disso, citou a passagem das Bodas de Caná do Evangelho, quando Nossa Senhora intercedeu junto a Jesus.

Em consonância com esse fato histórico, o prelado lembrou os devotos que o Santuário de Aparecida celebra um “outro grande sinal”, que apareceu “aqui perto nas águas do Rio Paraíba 298 anos atrás”.

“Maria com seu pedido ajudou os apóstolos a penetrarem na pessoa e missão de Jesus. Tendo os apóstolos testemunhado a transformação da água em vinho, tendo Jesus manifestado a sua glória, os discípulos creram nele”, destacou.

Ainda conforme o arcebispo, o santuário “é a extensão da casa de Nazaré”, remetendo-se a Festa do Círio de Nazaré, celebrada em comunhão com a de Aparecida.

“Aqui ao longo de mais de 300 anos a Mãe de Jesus quer ensinar que Jesus pode modificar a nossa vida. Jesus tem o poder de transformar os acontecimentos diários de nossa existência, os acontecimentos rotineiros em sinais de salvação. Maria nos ensina que devemos recorrer a Ele como ela fez”, completou.

Testemunhar, acolher e entregar

view (41).jpgEssas três palavras foram peças chaves para a reflexão de Dom Murilo Krieger sobre Nossa Senhora Aparecida, que mencionou os sentimentos que devem estar presentes no coração de todos os devotos em vista do Jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem nas águas do Rio Paraíba do Sul, sendo consideradas por ele virtudes presentes no coração da Mãe Aparecida.

O Arcebispo de Salvador ainda deixou claro que nesta época, o testemunho dos fiéis que visitam a Basílica de Aparecida faz com que seus corações sejam transformados pela Fé, passando a “olhar a Deus com outros olhos”.

E desta forma, prosseguiu Dom Krieger, sendo acolhidos pela misericórdia de Nossa Senhora, os devotos devem agir semelhante a Mãe Santíssima, acolhendo os irmãos em suas dificuldades, confiando plenamente que Deus ama a todos, pois assim encontramos “o caminho da verdadeira liberdade”.

“Peçamos à Mãe de Jesus: Nossa Senhora Aparecida, ensina-nos a crer, a esperar e a amar. Indica-nos o caminho do Reino de seu Filho Jesus. Amém!”, finalizou o celebrante.

Consagração a Nossa Senhora Aparecida

Mais tarde, os romeiros foram até o Santuário da Mãe Aparecida a fim de renovar sua Consagração a Virgem Santíssima.

A celebração de consagração foi presidida pelo Padre Domingos Sávio da Silva, que comentou com os devotos acerca do caminho da Glória através de Maria.

Segundo o Padre Domingos, “quem sabe com Maria em Jesus nós podemos chegar à glória, à plenitude da vida, isso está ao alcance das mãos de cada um de nós e é desejo do Pai dos céus, e o Pai não aceita que nenhum de seus filhos fique excluído desse caminho”.

Durante a oração da Consagração, o sacerdote lembrou os fiéis a serem servidores através do amor. “Cruz quer dizer amor, e um amor vivido especialmente no serviço aos irmãos, esse é o caminho da glória, ao alcance das mãos de todos”.

No final, Padre Domingos fez a oração da Consagração a Nossa Senhora Aparecida.

Procissão Solene

Os fiéis marianos ainda tiveram a oportunidade de render mais homenagens a Padroeira do Brasil ao longo da Procissão Solene, que definitivamente coroou as celebrações e momentos devocionais da Festa de Nossa Senhora.

A procissão com a Imagem de Aparecida no carro andor partiu da Matriz Basílica, passando pelas principais ruas da cidade paulista.

Nesta ocasião, os romeiros expressavam através de gestos e orações o carinho por Nossa Senhora Aparecida.

Chegando em seu destino, o Santuário Nacional, a imagem da Virgem Santíssima foi aclamada por inúmeros aplausos e palavras de amor e devoção pelas centenas de pessoas que a aguardavam.

De acordo com uma contagem parcial do Santuário Nacional, mais de 141 mil devotos passaram aos pés de Nossa Senhora Aparecida neste domingo.

Missa dedicada aos colaboradores

view.jpgJá a última missa dedicada a Mãe Santíssima de Aparecida foi dedicada exclusivamente aos colaboradores do Santuário Nacional e aos moradores de Aparecida, que ao longo deste ano, auxiliaram nos preparativos desta importante festa litúrgica.

A cerimônia foi presidida pelo bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci José Nicioli, e concelebrada pelo reitor do Santúário, Padre João Batista de Almeida, e pelo ecônomo, Padre Daniel Antônio.

Na Basílica, Dom Darci iniciou sua homilia comentando a Assunção de Maria ao Céu, reforçando aos fiéis a missão de acolher os milhares de peregrinos. “Os colaboradores deste Santuário têm uma grande missão e somam esforços aos Missionários Redentoristas que aqui trabalham”, afirmou.

Ainda em sua catequese, o bispo auxiliar explicou o dogma de Fé da Assunção de Maria e destacou a passagem do Apocalipse (cf. Ap 12,1), dizendo que um “Grande sinal apareceu no céu: uma mulher revestida de Sol, tendo a Lua debaixo de seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça”.

Conforme Dom Darci, “Maria assunta aos céus é a certeza de que nós também participaremos da glória de Deus”.

O prelado ainda solicitou aos romeiros que começassem a construir o céu na terra, segundo os ensinamentos de Maria Santíssima, pois “é preciso construir o céu aqui na terra. Espero que esta catequese te motive a viver bem”.

“Mãe e Virgem de Aparecida, olhe por nós, por nossa pátria e por nossos filhos”, finalizou Dom Darci José Nicioli.

Em seguida, os devotos foram em direção a Tribuna Papa Bento XVI. Lá, receberam uma bênção especial e acompanharam os festejos de encerramento as atividades da Festa da Padroeira. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas