Gaudium news > Quatro grandes motivos para valorizar a nobreza do Sacramento do Matrimônio

Quatro grandes motivos para valorizar a nobreza do Sacramento do Matrimônio

Wyoming – Estados Unidos (Terça-feira, 17-11-2015, Gaudium Press) Em um artigo divulgado pela New Liturgical Movement, o professor de teologia e filosofia da Universidade Católica de Wyoming, Estados Unidos, Peter Kwasniewski, analisou a nobreza do Sacramento do Matrimônio baseado em quatro de suas características fundamentais. Este Sacramento, indicou, “é uma realidade metafísica e sobrenatural de imenso poder, beleza e importância”, que inaugura e sustenta “um nobre estado de vida” através do qual os esposos podem chegar à santidade.Quatro grandes motivos para valorizar a nobreza do Sacramento do Matrimônio.jpg

As constantes ameaças à família segundo o autor estão dadas precisamente pela riqueza do Sacramento do Matrimônio, vítima frequente dos ataques do demônio. A extraordinária nobreza do matrimônio vem para o professor de teologia de várias de suas características únicas. A primeira delas é o ter sido instituído pelo Criador no começo de sua obra como a mais alta forma de amizade entre um homem e uma mulher. Este fato é comprovado no relato do Gêneses citado por Cristo ao referir-se à santidade do Sacramento.

A segunda característica especial do matrimônio é “sua fertilidade em prover cidadãos para a Jerusalém do Céu – uma fertilidade abençoada por Deus e amada por Ele porque é o eco, no mundo material, de suas próprias procissões infinitas e eternas e a superabundância de sua bondade na criação do Universo”. Esta finalidade procriativa do matrimônio foi particularmente defendida pela Igreja e é o tema de importantes documentos pontifícios como a Encíclica Humanae Vitae do Papa Paulo VI.

Além disso, o professor recordou que este Sacramento foi usado por Deus como um instrumento através do qual o povo de Israel deu a Cristo sua carne e seu sangue humanos, o qual constitui o terceiro dos grandes motivos pelos quais considera que o matrimônio tem uma nobreza extraordinária. O último dos motivos referidos pelo autor é a “elevação por parte de Nosso Senhor a ser um sinal sagrado de sua união indissolúvel com sua esposa imaculada, a Igreja”.

Por estes motivos, o Sacramento do matrimônio é fundamental e “o ensinamento da Igreja sobre o matrimônio e a família é uma parte integral e central da herança gloriosa de nossa Fé”, comentou Kwasniewski. O professor recordou que para São Tomás de Aquino a Eucaristia é o Sacramento mais nobre de todos ao qual todos estão ordenados, após o qual se encontra o sacramento da ordem sacerdotal, a confirmação e o batismo. Apesar deste Santo colocar em quinto lugar o Sacramento do Matrimônio, isto não fala de uma menor dignidade, mas não dá a extraordinária riqueza que cada um dos sacramentos significa. O autor convidou a valorizar da mesma maneira como se celebra os aniversários das bodas, as datas nas quais se obteve a graça de Deus através dos demais sacramentos. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas